Boris enfrenta primeira rebelião no seu próprio partido (por causa da Huawei)

O Governo britânico de Boris Johnson enfrentou a primeira rebelião no seu próprio grupo parlamentar conservador devido à oposição de um bloco de deputados à participação da Huawei no desenvolvimento do 5G no Reino Unido. 

Liderados por Ian Duncan Smith, ex-chefe do Partido Conservador, 38 parlamentares conservadores apoiaram uma emenda ao projeto de lei de telecomunicações e infraestruturas que tentava garantir que a tecnologia da empresa chinesa deixasse de ser usada nas redes britânicas.

Duncan Smith, que em tempos comparou a China ao regime alemão nazi, é um dos históricos conservadores que não querem ver a tecnologia chinesa no interior dos dispositivos de telecomunicações. Liam Fox, ex-ministro conservador do Comércio Internacional, também faz parte do grupo.

Assim, para alguns deputados conservadores britânicos, as “ordens” vindas da Casa Branca, segundo as quais a Europa deve abster-se de usar tecnologia chinesa no 5G são para serem seguidas.

Porém, de acordo com o Jornal Económico, Boris conseguiu que a emenda, apoiada pela oposição trabalhista, não tivesse êxito, mas a votação ficou em 282 votos a favor da emenda e 306 contra – os conservadores têm 365 lugares e os trabalhistas 202 -, o que constitui um alerta para primeiro-ministro.

O governo de Boris resistiu à pressão dos Estados Unidos e deu luz verde, com condições, à participação da Huawei no desenvolvimento da nova fase do 5G no Reino Unido. A empresa não poderá monopolizar mais de 35% das infraestruturas implantadas ou aceder aos núcleos mais sensíveis da nova rede.

Boris prometeu aos deputados rebeldes que o assunto será debatido com pormenor antes de surgir a futura lei.

Segundo Steve Baker, um eurocético aliado de Boris, a batalha sobre o caso Huawei está, no interior da Câmara dos Comuns, apenas a começar. De mais 12 deputados mudarem o seu sentido de voto e a emenda regressar à votação, Johnson sofre uma derrota.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …