Boris Johnson substituído por escultura de gelo em debate sobre ambiente

EPA / Kirsty O'Connor / Press Association / Pool

O Partido Conservador britânico queixou-se na quinta-feira à autoridade reguladora para a comunicação social devido a um canal de televisão ter colocado uma escultura de gelo no lugar deixado vazio pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, durante um debate sobre o ambiente.

Numa carta ao organismo Ofcom, os conservadores acusaram o Channel 4 de desrespeitar as regras de imparcialidade. No documento, alegaram que foi proposto ao ex-ministro do Ambiente Michael Gove que representasse Johnson no debate, mas que foi recusada a participação por não ser o líder, como noticiou a SIC Notícias.

“Os líderes dos maiores partidos foram todos convidados”, disse o apresentador Krishnan Guru-Murthy. Estiveram presentes Jeremy Corbyn (Partido Trabalhista), Nicola Sturgeon (Partido Nacionalista Escocês – SNP), Jo Swinson (Partido Liberal Democrata), Sian Berry (Verdes) e Adam Price (Plaid Cymru), do País de Gales.

E acrescentou, justificando as duas esculturas de gelo colocadas nos seus lugares. “Deixámos os convites abertos aos líderes do Partido Conservador e do Partido do Brexit [Nigel Farage]. Eles não tomaram os seus lugares. No seu lugar, um aviso para os glaciares que estão a derreter”.

O debate Emergência no Planeta Terra visava debater a emergência climática e as propostas dos partidos que concorrem nas eleições legislativas de 12 de dezembro.

De acordo com a Greenpeace, o Partido Conservador é o segundo com objetivos menos ambiciosos na área do ambiente – o primeiro é o Partido do Brexit. Enquanto que os ‘tories’ prometem plantar 30 milhões de árvores por ano, os Liberais Democratas e o SNP propõem plantar o dobro, os Verdes 70 milhões e o ‘Labour’ 100 milhões.

A ausência de Boris Johnson do debate surge depois de ter recusado participar num outro debate televisivo alargado a sete partidos na BBC, marcado para sexta-feira, e em ser entrevistado individualmente pelo jornalista Andrew Neil, também na estação pública, numa série de entrevistas com os líderes partidários britânicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …