Boris Johnson substituído por escultura de gelo em debate sobre ambiente

EPA / Kirsty O'Connor / Press Association / Pool

O Partido Conservador britânico queixou-se na quinta-feira à autoridade reguladora para a comunicação social devido a um canal de televisão ter colocado uma escultura de gelo no lugar deixado vazio pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, durante um debate sobre o ambiente.

Numa carta ao organismo Ofcom, os conservadores acusaram o Channel 4 de desrespeitar as regras de imparcialidade. No documento, alegaram que foi proposto ao ex-ministro do Ambiente Michael Gove que representasse Johnson no debate, mas que foi recusada a participação por não ser o líder, como noticiou a SIC Notícias.

“Os líderes dos maiores partidos foram todos convidados”, disse o apresentador Krishnan Guru-Murthy. Estiveram presentes Jeremy Corbyn (Partido Trabalhista), Nicola Sturgeon (Partido Nacionalista Escocês – SNP), Jo Swinson (Partido Liberal Democrata), Sian Berry (Verdes) e Adam Price (Plaid Cymru), do País de Gales.

E acrescentou, justificando as duas esculturas de gelo colocadas nos seus lugares. “Deixámos os convites abertos aos líderes do Partido Conservador e do Partido do Brexit [Nigel Farage]. Eles não tomaram os seus lugares. No seu lugar, um aviso para os glaciares que estão a derreter”.

O debate Emergência no Planeta Terra visava debater a emergência climática e as propostas dos partidos que concorrem nas eleições legislativas de 12 de dezembro.

De acordo com a Greenpeace, o Partido Conservador é o segundo com objetivos menos ambiciosos na área do ambiente – o primeiro é o Partido do Brexit. Enquanto que os ‘tories’ prometem plantar 30 milhões de árvores por ano, os Liberais Democratas e o SNP propõem plantar o dobro, os Verdes 70 milhões e o ‘Labour’ 100 milhões.

A ausência de Boris Johnson do debate surge depois de ter recusado participar num outro debate televisivo alargado a sete partidos na BBC, marcado para sexta-feira, e em ser entrevistado individualmente pelo jornalista Andrew Neil, também na estação pública, numa série de entrevistas com os líderes partidários britânicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.