/

Boris Johnson pode ser investigado por alegadamente ter apalpado uma jornalista

1

Neil Hall / EPA

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson

lead

Segundo o The Telegraph, Boris Johnson poderá ser alvo de uma investigação por, alegadamente, ter apertado a coxa de uma jornalista. O caso terá acontecido no final dos anos 1990, avança o Expresso.

Um porta-voz de Downing Street disse que “a alegação é falsa”, mas a jornalista em causa, Charlotte Edwardes, escreveu no Twitter que “se o primeiro-ministro não se lembra do incidente”, “claramente” ela tem “uma melhor memória do que ele”.

Edwardes revela, no The Sunday Times, que o incidente ocorreu nos escritórios da revista The Spectator, em Londres, pouco depois de Johnson se ter tornado editor da publicação em 1999.

“Eu estava sentada à direita de Johnson e à sua esquerda estava uma jovem que eu conheço. Debaixo da mesa, senti a mão de Johnson na minha coxa e ele apertou-ma”, contou a jornalista, adiantando que o incidente aconteceu durante um almoço. Após a refeição, em conversa com a outra mulher, esta disse-lhe: “Meu Deus, ele fez exatamente o mesmo comigo.”

À Sky News, o ministro das Finanças, Sajid Javid, afirmou que confia “absolutamente no primeiro-ministro e na sua palavra”. Por sua vez, o ministro da Saúde, Matt Hancock, começou por tentar desvalorizar o relato, dizendo que “há sempre muitas histórias nos jornais”.

“Penso que nos devemos concentrar em cumprir o que defendemos na política, que é, na minha perspetiva, servir os cidadãos deste país”, acrescentou. No entanto, referindo-se à jornalista, Hancock viria mais tarde a declarar: “Conheço-a bem e confio inteiramente no que diz”.

Este é o segundo caso a comprometer Boris Johnson em poucos dias. O primeiro surgiu na sequência de uma notícia publicada no Sunday Times, segundo a qual a empresária e modelo norte-americana Jennifer Arcuri recebeu 126 mil libras do erário público e acesso privilegiado a missões empresariais aos EUA, Israel e Ásia quando Johnson era presidente da Câmara de Londres.

Durante uma entrevista à BBC, quando questionado sobre as suas ligações à empresária, Johnson sugeriu que haveria motivações políticas na base da decisão da autoridade regional de Londres de propor uma investigação. “Tudo foi feito de acordo com as regras e tudo foi feito com toda a propriedade.”

Boris Johnson nega

O primeiro-ministro britânico negou esta segunda-feira ter apalpado uma jornalista há uma década. “Não. O que eu penso que as pessoas querem ouvir é o que estamos a fazer para equilibrar e unir o país”, afirmou, em resposta a uma jornalista sobre a alegação, que já tinha sido desmentida no domingo pelo seu gabinete.

Boris Johnson queixou-se de existirem “muitas pessoas que basicamente querem impedir [o Governo] de implementar o Brexit em 31 de outubro” e insistiu que concluir o processo vai permitir apaziguar a controvérsia.

Tenho a dizer que não seremos dissuadidos dessa ambição. Vamos avançar e concluir [o Brexit]”, vincou, de acordo com a Sky News.

ZAP //

1 Comment

  1. Lá vêm estas com histórias do século passado, agora que o homem é primeiro ministro! Incrível a mentalidade destes anglo-saxões! Até dá voltas ao estômago!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.