Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”.

Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e Cummings nos dias mais descontrolados da pandemia chegaram às primeiras páginas da imprensa britânica, após serem publicadas pelo próprio Cummings no seu blogue.

Além da apreciação direta sobre Matt Hancock, que surgiu quando o Governo tentava encontrar um fornecedor de ventiladores e aumentar os testes à covid-19, Johnson fez outras considerações sobre as medidas adotadas para conter a pandemia.

Segundo o primeiro-ministro britânico, a compra e distribuição de material de proteção individual, por exemplo, foi “um desastre”. “Não consigo pensar em nenhuma solução além de tirarmos o Hancock e passarmos isto para o Gove”, escreveu ainda o primeiro-ministro, numa alusão a Michael Gove, ministro da Presidência.

Cummings divulgou as mensagens como “provas” para sustentar as acusações graves que teceu no mês passado, perante uma comissão parlamentar de inquérito ao que correu mal nos primeiros dias da pandemia.

Por outro lado, Cummings denunciou a compra de ventiladores que, afirma, não foram adquiridos porque, disse na altura o departamento responsável, “o preço subiu”.

A confusão das reuniões, a falta de organização e de planos, e a dificuldade em pôr coisas básicas em marcha foram sublinhadas por Cummings diversas vezes, em mais de sete horas de depoimento.

Durante as horas em que prestou depoimento, Cummings disparou contra quase todos os membros do Executivo envolvidos na gestão da pandemia.

Neste sentido, vários membros da comissão parlamentar pediram a Cummings que partilhasse todas as mensagens com os investigadores, mas o ex-conselheiro, que geriu a campanha vencedora do referendo do Brexit em 2016, argumentou que não podia simplesmente entregar o telefone.

Agora, as mensagens foram partilhadas publicamente.

Segundo a BBC, Downing Street não negou a autenticidade das mensagens.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

UEFA: Paços de Ferreira e Santa Clara ganham com tranquilidade

Equipas portuguesas perto de continuarem na nova Liga Conferência Europa. Pacenses conseguiram mesmo uma goleada. O play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa deverá ter duas equipas portuguesas. Na primeira "mão" da …

China usa drones e bananas para levar elefantes de volta para casa

Na China, uma manada de elefantes selvagens afastou-se do seu habitat há mais de um ano. Nos últimos meses, uma equipa especial está a tentar fazê-los regressar a casa. Primeiro, pede-se à população que fique em …

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …