Boris Johnson ausente, mas no centro do congresso do partido DUP

Will Oliver / EPA

Apesar de estar ausente, Boris Johnson vai estar no centro do congresso do Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte que se realiza este fim de semana em Belfast, onde o Brexit vai dominar as discussões.

No ano passado, o discurso do atual primeiro-ministro recebeu uma ovação por criticar o acordo negociado por Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). “Devo dizer que nenhum governo conservador britânico poderia ou deveria assinar um acordo desse tipo”, disse na altura, arrancando aplausos dos militantes unionistas.

Mas, nas últimas semanas, os aliados históricos incompatibilizaram-se devido ao acordo para o Brexit negociado por Boris Johnson com a UE, e o partido Conservador não vai estar representado no congresso.

“O primeiro-ministro perdeu o meu respeito. Em vez de assumir a sua decisão de ceder na questão da Irlanda do Norte para concluir o seu acordo à pressa, está sugerindo que nenhum de nós consegue ler os detalhes”, acusou o deputado Sammy Wilson na terça-feira.

O DUP votou contra o acordo do Brexit e contra o calendário para ratificá-lo no parlamento, o que resultou num novo adiamento do processo, devido às barreiras na circulação de mercadorias entre a Irlanda do Norte com o resto Reino Unido.

Este modelo é uma consequência da solução pelo governo britânico encontrada para impedir uma fronteira física com a República da Irlanda para respeitar ao mesmo tempo os acordos de paz de 1998 e também a integridade do mercado único europeu.

O partido opõe-se também ao mecanismo de consentimento político previsto, que daria à Assembleia da Irlanda do Norte o poder de decisão sobre se o território deveria continuar alinhado com as regras aduaneiras da UE. Isto porque a decisão seria tomada por maioria simples, removendo o poder de veto ao DUP, pois os partidos pró-europeus têm uma maioria em Stormont.

A líder do DUP, Arlene Foster, e o líder parlamentar, Nigel Dodds, são os principais oradores do congresso, que deverá atrair cerca de 400 militantes no sábado e domingo. O futuro da autonomia política da Irlanda do Norte também deverá ser abordado.

Divergências com o rival Sinn Féin continuam a impedir a formação de um governo regional e os trabalhos normais da assembleia. Na semana passada, o partido ultra-conservador participou numa sessão extraordinária para tentar bloquear legislação que legalizou o aborto e o casamento homossexual na Irlanda do Norte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …