/

Os bonobos e os chimpanzés também partilham a linguagem

Os chimpanzés e os bonobos – duas espécies muito parecidas de primatas – usam gestos com o mesmo significado para os dois, revelou um estudo publicado nesta terça-feira na revista PLOS.

Embora já se soubesse que as duas espécies partilham alguns gestos, o grau de semelhança dos significados é uma descoberta dos investigadores das Universidades de York e Saint Andrews, no Reino Unido, e a de Tóquio, no Japão.

De acordo com Kirsty Graham, da Universidade de York, a semelhança no significado dos gestos “é bastante considerável e pode indicar” que são “herdados biologicamente”. Os resultados foram publicados na revista PLOS esta terça-feira.

As duas espécies, que se separaram há 1 ou 2 milhões de anos, usam sinais semelhantes em diversas situações e com variados propósitos, como para começar a limpeza corporal ou para mudar de postura durante esse processo.

Os estudiosos começaram a definir o significado de cada gesto dos bonobos ao observar a reação que gera e se o animal que realizava o gesto estava “satisfeito” com a reação, explicou a revista através de um comunicado.

Os especialistas definiram 33 gestos de bonobos e compararam com os que já conheciam dos chimpanzés e o resultado foi que “parece que muitos dos significados” dessas ações são partilhados por ambas as espécies e “talvez possa ser partilhado também pelo nosso último ancestral comum”, segundo a nota.

A cientista disse que, no futuro, a expectativa é entender mais sobre como os gestos são desenvolvidos pelos macacos ao longo da vida. Segundo ela, a semelhança de movimentos deles e dos humanos também está a ser estudada.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.