As bonecas representam vários períodos históricos e uma nova onda de memes está a pedir a criação de exemplares que vivam nos tempos modernos.
A empresa de brinquedos norte-americana American Girl é conhecida por criar bonecas que parecem saídas de uma máquina do tempo, com acessórios e roupas que as fazem representar um período histórico diferente.
Fundada em 1986, a marca ganhou rapidamente clientes leais devido ao rigor histórico na criação das bonecas, sendo que cada uma vinha acompanhada com uma série de livros que contavam a sua história e também com acessórios, roupas e mobiliário típicos da sua era. As bonecas são até usadas por educadores para ensinarem as crianças sobre grandes eventos históricos.
No Verão passado, a marca anunciou o relançamento de seis personagens que tinham sido descontinuadas, o que levou a que os aficionados da marca comprassem substitutas das suas bonecas velhinhas e gastas pelo uso dado na infância.
Algumas bonecas contam a história de Kit Kittredge, uma jovem repórter da Grande Depressão, enquanto outras representam Addy Walker, que foge à escravatura durante a Guerra Civil e foi a primeira personagem negra da empresa.
As bonecas são agora o centro de uma nova onda de memes na internet, onde os colecionadores pedem que sejam criadas bonecas de outros períodos históricos, com muito humor e cenários absurdos à mistura.
Por exemplo, há apelos a que seja criada uma boneca que tenha testemunhado o assassinato de John F. Kennedy, uma que se tenha afogado no Titanic, que tenha visto o Papa Gregório IX a declarar a guerra aos gatos em 1233.
Também se pedem bonecas que simbolizam problemas mais modernos, como que uma “nunca se cala sobre a sua experiência de estudante de intercâmbio”, uma que nunca tenha apanhado covid-19, uma que exija “falar com o gerente” ou uma que tenha visto Will Smith a dar a chapada a Chris Rock nos Óscares.
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As personagens aparecem usando roupas apropriadas ao período em questão à frente de fundos específicos relacionados com o meme. Por exemplo, uma boneca que escapou de Pompeia veste uma toga e aparece ao lado de uma pintura da erupção do Monte Vesúvio.
Lydia B. tem 24 anos e fundou uma das principais páginas destes memes no Instagram. O seu sucesso deve-se à natureza “sem precedentes” do momento atual.
“O conceito todo da American Girl é escolher uma menina que está a viver num momento histórico onde algo importante está a acontecer. Cria-se uma boneca que representa uma menina dessa altura. Os anos 2020 parecem uma era histórica; estamos a passar por momentos grandes. Muitas pessoas querem saber como será uma American Girl que vive em 2020″, explica ao Huffington Post.
Já Barrett Adair, que tem uma conta semelhante, revela ao Daily Beast que a maioria dos seus seguidores são mulheres entre os 18 e 40 anos e que a American Girl é uma “marca com que estão muito familiarizadas” e que a chave para a popularidade dos memes é a possibilidade de quem cresceu a brincar com elas poder agora vê-las em cenários com os quais nos podemos identificar.
Os novos memes podem não ter uma abordagem tão direta sobre a História como as bonecas têm, mas o seu propósito é mesmo. “Aqueles que nós que cresceram com as bonecas estão a usá-las para tentarem entender o mundo, colocando os nossos pensamentos e ideais nas suas bocas de formas divertidas e subversivas”, considera a historiadora Tara Strauch.
“Nestes memes, não há nada que o mundo não atire à boneca American Girl, e não há nada que ela possa fazer. Ela, uma representação das infâncias de inúmeras meninas, pode ter sucesso onde outras falharam“.