Bombeiros “em falência” exigem que Estado pague dívidas de 44 milhões de euros

Nuno André Ferreira / Lusa

Bombeiros tentam combater o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, diz que as corporações de bombeiros estão “em falência técnica” e reclama ao Estado o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) aponta para a situação financeira das corporações de bombeiros e garante que estão “à beira do colapso” devido aos “elevados custos” que têm assumido desde o início da pandemia.

O presidente da LPB, Jaime Marta Soares, alerta para “a falta de compensação financeira por parte do Ministério da Saúde, que não tem ajustado o necessário acréscimo de custos dos equipamentos de proteção individual”. Além disso, diz que ninguém quer assumir o pagamento da retirada de idosos de lares de terceira idade.

Apesar do apoio financeiro às associações humanitárias aprovado pela Assembleia da República, a Liga entende que está “no horizonte um ano ainda mais difícil” devido ao “fraco financiamento” proposto pelo Governo no Orçamento do Estado para 2021.

A LPB argumenta que o Governo está a “cavar a sepultura” das corporações de bombeiros e que o socorro às populações pode ficar em causa por falta de financiamento.

Citado pelo Jornal de Notícias, a LPB acusa o Governo de “não assumir as responsabilidades” e contribuir para a “falência técnica” em que se encontra a “maioria das associações humanitárias”. Jaime Marta Soares reclama o pagamento de 44 milhões de euros em dívidas.

Em causa estão sete milhões de euros do Orçamento Suplementar, 25 milhões de dívida pelo transporte de doentes e “cerca de 12 milhões” para compensar as despesas extraordinárias com os incêndios. “E tudo o que disserem abaixo desses valores é mentira. Uma coisa é a dívida que os ministérios conferem, outra é a dívida real”, acusa Jaime Marta Soares.

De facto, em resposta, os ministérios da Administração Interna e da Saúde não apresentam os mesmos valores do que os bombeiros.

Segundo o Ministério da Administração Interna, as despesas extraordinárias derivadas dos incêndios representam 6,5 milhões de euros, sendo que meio milhão já foi regularizado. Assim, “há 4,8 milhões em condições de serem pagos e 1,2 milhões não estão devidamente fundamentados”.

Por sua vez, o Ministério da Saúde assume uma dívida acumulada de 8,4 milhões de euros.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ESTADO SOMOS NÓS TODOS CONTRIBUINTES:………Au sair de Casa, hoje de manhã, a minha porta estava uma multitude de gente de mão estendida. Gente conhecida, O Sr. Novo Banco, o Sr. TAP, o Sr. CGD, O Sr. Marta Soares, o Sr. SNS, outras tantas Associações e Corporações. Só tinha Cinco € e vinte cts, portanto fui educado e acabei por cumprimentar a todos “higienicamente” com cotoveladas, mascar e tudo !….mas por os vistos não era isso que todos Eles esperavam !

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …