/

Superbombas flutuantes vão combater maior seca no nordeste do Brasil em 106 anos

1

Vagner Campos/ A2 Fotografia

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o empréstimo de bombas de água para combater a seca nos estados da Paraíba e Pernambuco

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o empréstimo de bombas de água para combater a seca nos estados da Paraíba e Pernambuco

O nordeste do Brasil está há cinco anos a ser afetado pela pior seca desde 1910, facto que levou o Governo brasileiro a anunciar o uso de bombas para levar água àquela região, foi hoje anunciado.

Para sanar o problema, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou o empréstimo de quatro bombas de água flutuantes  de elevado débito que devem acelerar o abastecimento de água nos estado de Paraíba e Pernambuco, atingidos pela seca desde 2012.

Raul Fritz, meteorologista da Federação de Meteorologia do Ceará (FUNCEME) disse, em entrevista à agência noticiosa AFP, que normalmente as regiões costeiras do Brasil permanecem húmidas por mais tempo, mas devido a este período de cinco anos de seca o problema também atingiu a costa.

“As reservas onde as águas do Ceará são acumuladas durante anos estão praticamente secas”, explicou.

Segundo o especialista, esta seca tem efeitos desastrosos para a economia local, basicamente rural, e pode ter sido causada pelo fenómeno climatérico El Niño ou pela forte influência da mudança na temperatura do oceano sobre as chuvas na região.

São Paulo, o Estado mais rico e populoso do Brasil, tem experiência neste tipo de abastecimentos, uma vez que já que sofreu com uma grave seca entre 2014 e 2015.

Neste período, a administração local usou bombas para levar água às regiões mais afetadas, mesmo assim houve racionamento que atingiu cerca de 40 milhões de habitantes.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Estado de São Paulo, as “superbombas” que vão ser transportadas para o nordeste fazem parte de um projeto que custará 8,2 milhões de reais, cerca de 2,3 milhões de euros.

Hoje é dia de colaboração. São Paulo passou por uma seca muito dura há três anos, superámos essa seca, e estamos melhores e mais preparados. Na altura compramos as superbombas, que custaram perto de 20 milhões de reais, para ter um bombeamento eficaz e a chamada reserva técnica”, disse o governador Alckmin.

Já não as estamos a utilizar, portanto vamos emprestá-las ao Nordeste, que passa pela maior seca do século”, concluiu Geraldo Alckmin.

ZAP // Lusa / Ciberia

1 Comment

  1. Quer dizer,olha que orientação as destes caras,não é de agora o problema da seca((tou a falar de água))e o cara vai “emprestar umas bombas para os nordestinos”…se isso é solução gente.Num país onde as luvas ((aqui referem o pagamento de corrupção com o termo peculiar de Propina kkk)) são bandeira nacional e hino ao mesmo tempo,onde nem sequer existe uma linha de comboio em condições,onde sucessivos governos de uma cor esquisita delapidaram o País e conseguiram colocar tds os brasileiros a pagar pelo ROUBO consecutivo,diário em dinheiro vivo e onde a única petrolífera nacional foi á quase falência,onde não se anda 20Km sem se pagar portagem((pedágio))mesmo em estrada esburacadas com 2 sentidos,vai o cara emprestar bombas aos nordestinos??? só pode estar de piada com os caras…(nordestino no brasil,tem a mesma conotação que alentejano para os portugas))…assistir a TV paga no Brasil é outro atentado á inteligência…vc paga para ver comerciais…quer dizer,os caras ((politicos))são de uma visão ilustre,apenas se garantem para continuarem no poder,constituem feudos,oligarquias e merdas dessas,para se perpetuarem na comilança,mesmo a esquerda,que é a mais corrupta que existe….se não chover no Brasil,morrem de sede…porque ninguém está nem aí para reservar água…além de que mesmo o brasileiro normal pratica o desperdício…adora lavar o chásso-podre e gastar água a lavar a calçada em frente onde mora, é porco e sujo,até o lixo os caras espalham pela rua em sacolas….chego a pensar que tem os politicos que merecem,pois nem mesmo para eles são educados,nem exigem mudanças,apenas se manifestam,graças a deus que surgio um cara de colhão negro.o Sérgio Moro,e a politicada anda com medo,mas mesmo medo.
    Viver no brasil é uma aventura-diária,se gosta de aventura,ter a vida por um fio sempre que sai de casa…venha até ao brasil,vai adorar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.