“Bomba de lava” do Kilauea atinge embarcação e faz 23 feridos

Hawaii Dlnr / Handout

Estragos na embarcação após ser atingida pela “bomba de lava” do Kilauea

Uma explosão enviou esta terça-feira lava para a cobertura de um barco de turismo na Ilha Grande, no Havai, causando pelo menos 23 feridos, anunciaram as autoridades.

As vítimas foram atingidas por uma “bomba de lava” do vulcão Kilauea, quando estavam na embarcação turística para ver a lava derretida a cair nas águas do Pacífico.

Uma mulher de 20 anos sofreu uma lesão grave numa perna, enquanto os restantes passageiros da embarcação têm queimaduras e traumatismos, refere o Departamento de Terras e Recursos Naturais do estado.

Treze dos feridos foram transportados para o hospital, enquanto dez pessoas sofreram ferimentos ligeiros e foram tratados no local.

“De repente, quando estávamos a abandonar a área, tudo à nossa volta começou a explodir. Estava em todo o lado”, contou o capitão do barco, Shane Turpin, em declarações ao The Guardian.

As pessoas estavam a bordo de uma embarcação de turismo que leva os visitantes a ver a lava que está a chegar ao oceano, depois da erupção, há cerca de dois meses, do vulcão Kilauea, existindo várias empresas a efetuar estes passeios.

As autoridades alertaram sobre o perigo de aproximação da lava que entra no oceano, com a Guarda Costeira dos Estados Unidos a criar, em maio, uma zona de segurança, que proíbe as embarcações de se aproximarem a menos de 300 metros dos pontos de entrada no mar. Apesar da proibição, existe uma licença especial que permite que experientes operadores de barcos se possam aproximar até cerca de 50 metros.

O vulcão Kilauea, que está em erupção desde o início de maio, já destruiu mais de 700 casas, mas, até ao momento, o único ferido grave foi um homem que foi atingido pela leva numa perna.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …