Bolsonaro responsabiliza estados e municípios por não usarem testes

Joédson Alves / EPA

Mais de 6,8 milhões de testes RT-PCR, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, direcionou para estados e municípios a responsabilidade por mais de 6,8 milhões de testes para o diagnóstico do novo coronavírus não terem sido utilizados até ao momento e estarem prestes a expirar.

“Todo o material foi enviado para estados e municípios. Se algum estado/munícipio não utilizou deve apresentar os seus motivos”, disse o chefe de Estado, citado pela imprensa local.

Em causa está uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, que noticiou que 6,86 milhões de testes RT-PCR para o diagnóstico da doença, adquiridos pelo Ministério da Saúde brasileiro, perderão a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021. Até ao momento, o Sistema Único de Saúde do Brasil ainda só utilizou cinco milhões de testes dessa metodologia, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

Além dos 6,86 milhões cuja validade termina em janeiro, e que estão armazenados em Guarulhos, no estado de São Paulo, a tutela da Saúde tem ainda 212.900 testes que vencem em fevereiro e 70.800 que expiram em março.

Apesar de Bolsonaro colocar a responsabilidade nos estados e municípios, essas autoridades locais alegam que o Ministério da Saúde entregou o material incompleto, como falta de reagentes ou tubos de laboratório, e que há dificuldades para processá-los.

“É um absurdo dizerem isso [que estados e municípios não quiseram usar]. Primeiro, não sabíamos que havia essa quantidade de teste aguardando. Segundo, já havíamos alertado do problema. Não adianta entregar os testes sem o material de recolha. Parte desse material só chegou em agosto, outra em setembro. Não dimensionaram a quantidade de testes que o país consegue fazer”, disse o presidente do conselho nacional de secretários estaduais de saúde, Carlos Lula.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (mais de 6 milhões de casos e 169.183 óbitos), depois dos Estados Unidos da América.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Teve um grande professor não se podia esperar outra reacção!!! E não ter receitado, também, umas doses de lixívia para tomar antes do pequeno-almoço, vá lá, vá lá!!

RESPONDER

Governo Regional da Madeira garante que aumento de casos se deve às celebrações de fim de ano

O presidente do Governo da Madeira afirmou que o aumento de casos de covid-19 registado nos últimos dias na região é resultado das celebrações do fim do ano, assegurando fiscalização mais apertada nos bares aos …

Novo máximo diário com 218 mortes. Morre uma pessoa com covid-19 a cada 7 minutos

Portugal contabilizou esta terça-feira 218 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas, relacionados com a covid-19, e 10.455 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Quase metade das …

Ana Gomes teme que processos BES e Operação Marquês acabem como o dos submarinos

A candidata presidencial Ana Gomes disse ontem temer que processos como os do BES e da Operação Marquês terminem como o dos submarinos, em que considerou que se "trabalhou para a prescrição". Na conversa online que …

Recuperação só em 2022, disse Vestager. Leão quer aprovação rápida dos planos para a UE

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou que a recuperação europeia só será "sentida como tal" em 2022, mas que no outono já poderão ser visíveis alguns sinais, caso a vacinação contra a …

Marcelo aprova novas medidas e anuncia reunião com especialistas para discutir situação das escolas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta terça-feira o decreto do Governo que altera a regulamentação do estado de emergência devido à pandemia de covid-19 e anunciou uma reunião com especialistas na …

Jerónimo na campanha de João Ferreira para homenagear os que "se levantaram contra o fascismo"

O candidato presidencial comunista contou com a presença do secretário-geral do PCP, esta segunda-feira, na Marinha Grande, que destacou a importância de lutar contra os atuais "traços de regressão democrática". Durante uma ação na Escola Secundária …

Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmidt infetados

Os futebolistas do Benfica Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt são os mais recentes casos positivos ao novo coronavírus no plantel do Benfica, informou esta terça-feira o clube da Luz. “O Sport Lisboa e …

Hospital de Portalegre abre inquérito a morte de doente que esteve 3 horas em ambulância

O hospital de Portalegre vai abrir um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de um octogenário, na noite de segunda-feira, na área dedicada aos doentes respiratórios, depois de estar quase três horas numa ambulância, …

"Não somos heróis". Há quartéis que podem fechar se não houver vacinas para os bombeiros

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse que se o número de bombeiros infetados com covid-19 continuar a este ritmo muitos quartéis podem ter de encerrar. "As carrinhas de transporte de …

Mayan ouve lesados da pandemia e diz que "limitações têm de vir acompanhadas do cheque"

Tiago Mayan Gonçalves ouviu as lamentações de uma série de empresários algarvios afetados pela pandemia. O candidato aponta o dedo ao Governo, argumentando que "limitações severas têm de vir acompanhadas do cheque". Esta segunda-feira, Tiago Mayan …