Bolsonaro farto da quarentena. “É horrível”, diz Presidente, infetado com covid-19

Joédson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os resultados porque não aguenta ficar mais tempo em casa.

O resultado do teste RT-PCR “deve sair em poucas horas e eu aguardo com bastante ansiedade porque não aguento esta rotina de ficar em casa. É horrível”, disse Bolsonaro em entrevista por telefone à CNN Brasil, citada pela agência AFP, a partir do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência, em Brasília.

Cético da pandemia desde o início e contra as quarentenas adotadas por vários governadores e presidentes de câmara, Bolsonaro indicou que se sente muito bem, sem febre e sem dificuldade para respirar. Também não perdeu o paladar.

“Amanhã [terça-feira] não sei se vai se confirmar [a presença do vírus] com o novo teste. Se estiver tudo bem, a gente volta ao trabalho. Caso contrário, aguarda-se mais alguns dias”, acrescentou o Presidente de 65 anos, que espera retomar as atividades dentro de uma semana, no máximo.

Bolsonaro afirmou que tem estado a trabalhar o “tempo todo” por “videoconferência”, fazendo “possível para não deixar nada acumular nestes dias que estou aqui no Alvorada”.

Na quinta-feira, o Presidente indicou, durante o seu direto semanal feito através do Facebook, que desde que começou a sentir mal-estar toma um comprimido diário de hidroxicloroquina, um medicamento antimalária, cuja eficácia contra o novo coronavírus não foi comprovada cientificamente.

“Deixo bem claro para vocês […] Eu tomei [a hidroxicloroquina] e deu certo e estou muito bem, graças a Deus”, disse, na altura, o Presidente brasileiro, que defende o uso do remédio para tratar a covid-19, apesar das discussões na comunidade científica internacional sobre a sua eficácia.

O Brasil é o segundo país com mais casos e mais óbitos por covid-19, atrás dos Estados Unidos. Até esta segunda-feira, o Brasil soma 72.833 mortos e 1,8 milhões de infetados pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …

Os micróbios do fundo do mar sobrevivem com menos energia do que pensávamos

Os micróbios do fundo do mar conseguem sobreviver com menos energia do que se pensava. Esta descoberta pode alterar a definição de vida como a conhecemos. Uma equipa de cientistas britânicos fez uma descoberta que levanta …