Bolsonaro farto da quarentena. “É horrível”, diz Presidente, infetado com covid-19

Joédson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os resultados porque não aguenta ficar mais tempo em casa.

O resultado do teste RT-PCR “deve sair em poucas horas e eu aguardo com bastante ansiedade porque não aguento esta rotina de ficar em casa. É horrível”, disse Bolsonaro em entrevista por telefone à CNN Brasil, citada pela agência AFP, a partir do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência, em Brasília.

Cético da pandemia desde o início e contra as quarentenas adotadas por vários governadores e presidentes de câmara, Bolsonaro indicou que se sente muito bem, sem febre e sem dificuldade para respirar. Também não perdeu o paladar.

“Amanhã [terça-feira] não sei se vai se confirmar [a presença do vírus] com o novo teste. Se estiver tudo bem, a gente volta ao trabalho. Caso contrário, aguarda-se mais alguns dias”, acrescentou o Presidente de 65 anos, que espera retomar as atividades dentro de uma semana, no máximo.

Bolsonaro afirmou que tem estado a trabalhar o “tempo todo” por “videoconferência”, fazendo “possível para não deixar nada acumular nestes dias que estou aqui no Alvorada”.

Na quinta-feira, o Presidente indicou, durante o seu direto semanal feito através do Facebook, que desde que começou a sentir mal-estar toma um comprimido diário de hidroxicloroquina, um medicamento antimalária, cuja eficácia contra o novo coronavírus não foi comprovada cientificamente.

“Deixo bem claro para vocês […] Eu tomei [a hidroxicloroquina] e deu certo e estou muito bem, graças a Deus”, disse, na altura, o Presidente brasileiro, que defende o uso do remédio para tratar a covid-19, apesar das discussões na comunidade científica internacional sobre a sua eficácia.

O Brasil é o segundo país com mais casos e mais óbitos por covid-19, atrás dos Estados Unidos. Até esta segunda-feira, o Brasil soma 72.833 mortos e 1,8 milhões de infetados pelo novo coronavírus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …