Brasil: houve debate, mas a notícia do dia foi o “clima” entre Bolsonaro e menores

Sebastião Moreira/EPA

Lula e Bolsonaro em debate

Dois candidatos à presidência do Brasil encontraram-se na televisão pela última vez, com muita “mentira”. Entretanto, jovens querem deixar o país.

Este domingo foi dia de último debate televisivo entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro, os dois candidatos na segunda volta das eleições presidenciais do Brasil.

Na Band TV, Lula começou por acusar o actual presidente de ter estado a brincar com a COVID-19: “O senhor debochou, riu, disse que quem tomava vacina virava jacaré”.

“O senhor não carrega nas costas o sofrimento dos brasileiros, de ser o responsável de 400 mil mortes neste país?”, perguntou, dizendo que Bolsonaro é o “rei das fake news” e o “rei da estupidez”.

Bolsonaro estava a ser rebaixado na primeira fase do debate mas, depois, recordou as acusações de corrupção, como o Petrolão (lavagem de dinheiro e subornos relacionados com a Petrobras).

“Lula, dinheiro que você enfiou no rabo e compartilhou com os seus amigos! Não culpe os procuradores, a corrupção foi sua”, acusou Bolsonaro, durante um debate em que as palavras “mentira” e “mentiroso” foram ditas dezenas de vezes.

Jair Bolsonaro disse também que o Partido dos Trabalhadores, (de Lula) está ligado a criminosos do Rio de Janeiro e de São Paulo: “Vocês são amigos de bandidos. Na favela não havia polícias ao seu lado. Só traficantes”.

“Pintou um clima”

As horas anteriores ao debate ficaram marcadas pela notícia do dia: Jair Bolsonaro havia dito num podcast que “pintou um clima” entre ele e menores venezuelanas, durante um passeio de mota em Brasília, e que pediu para entrar em casa nas jovens de 14 e 15 anos.

Lá dentro, viu muitas “meninas bonitinhas a ajeitarem-se, a um sábado, para ganharem a vida!”.

Bolsonaro veio a público explicar o que quis dizer: “Tinha necessidade de mostrar a minha indignação em relação a estas situações, com aquelas meninas humildes e bem arrumadas, que fugiram da fome na Venezuela e estão agora a lutar para ganhar a vida no Brasil.

O presidente do Brasil justificou o retrato do que viu em casa das venezuelanas, mas não falou sobre a expressão “pintou um clima” – sinónimo de sentir atracção.

Ao contrário do que poderia prever, esse assunto foi pouco comentado durante o debate. Foi o próprio Bolsonaro a trazer o tema, dizendo que tinha acabado de viver “as piores 24 horas da sua vida”.

Jovens querem emigrar

Entretanto, o Datafolha divulgou nova sondagem que revela que 76% dos jovens inquiridos têm, ou alguma, ou muita vontade, de deixar de viver no Brasil.

Apenas 25% dos jovens acreditam que o Brasil vai melhorar a sua situação ao longo da próxima década.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.