/

Bolas de neve gigantes invadem praia da Sibéria

Os moradores do Golfo de Ob, no noroeste da Sibéria, Rússia, foram surpreendidos com milhares de bolas de neve espalhadas pela praia. Tudo graças a um raro fenómeno natural.

Um trecho de aproximadamente 18 quilómetros do litoral amanheceu este sábado, 5 de Novembro, coberto por esferas de gelo de diferentes tamanhos. Algumas chegavam a um metro de circunferência.

Segundo especialistas, trata-se de um raro fenómeno ambiental a partir do qual se formam pequenos pedaços de gelo que são transportados pelo vento e pela água e que se agrupam em bolas de neve gigantes.

Moradores do povoado de Nyda, localizado na Península de Yamal, perto do Árctico, dizem que nunca tinham visto nada parecido.

Em entrevista à TV russa, o porta-voz do Instituto de Pesquisa do Árctico e da Antárctida, Sergei Lisenkov, explicou o fenómeno.

“Por definição, em primeiro lugar, há um fenómeno natural – o gelo. A partir daí, temos os efeitos do vento, do leito das águas do mar e das condições de temperatura“, enumera Lisenkov.

“Essa combinação resulta na formação de bolas como estas”, completa o especialista russo.

Segundo o site de notícias russo Ura.ru, situação parecida foi testemunhada no Golfo da Finlândia, em Dezembro de 2014, e no Lago Michigan, nos EUA, em 2015.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.