/

A bola da mítica “mão de Deus” de Maradona vai ser leiloada. E pode render mais de 2 milhões de euros

1

Lance da Mão de Deus

Maradona, que morreu em novembro de 2020, sempre afirmou que o golo foi marcado “um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus”.

A bola que Diego Maradona usou para marcar o icónico golo da “Mão de Deus” contra a Inglaterra no Campeonato do Mundo de 1986 vai a leilão no próximo mês, com a expectativa de ser arrebatada por nada mais nada menos do que 2 milhões de euros. O momento em que o astro argentino atingiu a bola com a mão, superiorizando-se ao guarda-redes Peter Shilton para abrir o marcador nas quartas-de-final no Estádio Azteca, na Cidade do México.

O árbitro, Ali Bin Nasser, que não conseguiu detectar a ilegalidade, é o atual dono do artigo, que será vendido por Graham Budd Auctions, no dia 16 de novembro. O tunisino disse que achava que era o momento certo para partilhar o item com o mundo e manifestou a esperança de que o comprador o colocasse em exposição pública.

Sobre o lance, o juiz reconheceu o erro: “Não consegui ver o incidente com clareza. Os dois jogadores, Shilton e Maradona, estavam de frente para mim, mas por trás. De acordo com as instruções da FIFA emitidas antes do torneio, procurei o meu árbitro de linha para confirmar a validade do golo. Ele fez o seu caminho de volta para a linha de meio caminho e indicou que estava satisfeito por o golo se manter de pé.”

Maradona, que morreu em novembro de 2020, sempre afirmou que o golo foi marcado “um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus”. O leiloeiro, Graham Budd, também deu o seu contributo: “Com a história que rodeia a bola, esperamos que este lote seja extremamente popular quando chegar ao leilão”.

A camisola de Maradona do mesmo jogo foi vendida em maio por 7,1 milhões de euros, um recorde mundial para um artigo ligado ao futebol. A camisa de Bin Nasser do jogo, além de uma camisa autografada que recebeu de Maradona, estará também disponível no leilão do próximo mês.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.