Meteorito “bola de fogo” está cheio de compostos orgânicos extraterrestres imaculados

O fragmento de meteorito que caiu no Lago Strawberry que contém compostos orgânicos extraterrestres primitivos

O meteorito “bola de fogo”, que caiu num lago congelado em 2018, deu uma ideia aos cientistas de como se parecem estas rochas quando estão no Espaço.

Na noite de 16 de janeiro de 2018, um meteorito “bola de fogo” cruzou o céu dos Estados Unidos e caiu no Lago Strawberry, no Michigan. Os cientistas usaram um radar meteorológico para descobrir onde caíram os fragmentos e conseguiram apanhá-los antes de a sua composição química ter sido alterada peça exposição à água líquida.

Agora, um novo estudo revela que este meteorito contém compostos orgânicos não contaminados que podem dar mais luzes sobre a origem da vida na Terra. Além disso, o meteorito pode dar uma ideia aos cientistas de como se parecem estas rochas quando estão no Espaço sideral.

A rocha “permaneceu incontaminada e pudemos ver que os minerais não foram muito alterados”, explicou Philipp Heck, curador do Field Museum, citado pelo Europa Press.

“Descobrimos que o meteorito continha um rico stock de compostos orgânicos extraterrestres”, que ” foram entregues à Terra primitiva por meteoritos e podem ter contribuído para os ingredientes da vida”.

Quando a bola de fogo atingiu o Michigan, os cientistas usaram o radar meteorológico da NASA para localizar os pedaços que caíram na Terra. Menos de dois dias depois, o caçador de meteoritos Robert Ward encontrou o primeiro fragmento na superfície gelada do Lago Strawberry, que foi doado ao Field Museum.

Depois de o analisaram, os investigadores concluíram que o meteorito era um condrito H4 – só 4% de todos os meteoritos que caem na Terra são deste tipo. Além disso, a rocha mostra uma “grande diversidade de matéria orgânica”.

O artigo científico com as descobertas foi publicado no dia 14 de outubro na Meteoritics & Planetary Science.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …