O médio Rodri, do Manchester City, venceu esta segunda-feira a Bola de Ouro pela primeira vez, numa cerimónia que ficou marcada pela controvérsia escolha de melhor jogador do mundo e pelo boicote do Real Madrid.
O prémio tem vindo a ser alvo de muitas críticas ao longo dos anos, que este ano atingiram o seu auge. Até Rafael Leão teve de “tapar os olhos”.
O internacional espanhol, de 28 anos, que se encontra a recuperar de uma grave lesão num joelho contraída em setembro, venceu o Euro2024 com Espanha, em julho, e foi eleito o melhor jogador desse torneio, além de ter ajudado o Manchester City a conquistar o inédito tetracampeonato em Inglaterra, a Supertaça Europeia, em agosto de 2023, e o Mundial de clubes, em dezembro do mesmo ano.
Há 64 anos que um futebolista espanhol não era agraciado com o ‘Ballon D’Or’, sendo que o último foi Luis Suárez, em 1960, já depois de Alfredo di Stéfano ter recebido o troféu em 1957 e 1959.
O médio-defensivo sucede a Lionel Messi, tornando-se apenas o terceiro futebolista espanhol a ser galardoado em quase 70 anos de existência do prémio.
Press conference time for Rodri! #ballondor pic.twitter.com/G6OF8gggJ2
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Vini, o favorito dos adeptos
O dia ficou marcado pelo boicote do Real Madrid à cerimónia, por se sentir desrespeitado pela UEFA.
“Se os critérios de atribuição não designam Vinícius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid”, referiu hoje o clube espanhol, através de um comunicado enviado à agência noticiosa France-Presse.
O brasileiro não demorou a reagir à entrega do prémio a Rodri. “Farei 10 vezes se for preciso. Eles não estão preparados”, escreveu no X.
Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.
— Vini Jr. (@vinijr) October 28, 2024
Rodri deixou para trás três atletas do Real Madrid, nomeadamente Vinícius Júnior, apontado como o grande favorito, mas também o inglês Jude Bellingham e o lateral Dani Carvajal, todos ausentes da cerimónia face ao boicote do clube ‘merengue’.
Aitana Bonmatí é a melhor do mundo
Já a Bola de Ouro para a melhor futebolista foi conquistado pelo segundo ano seguido pela espanhola Aitana Bonmatí, que superou no ‘pódio’ duas companheiras de equipa no FC Barcelona, a noruguesa Caroline Graham, segunda, e a compatriota Salma Paralluelo, terceira.
Press conference time for Aitana Bonmatí! #ballondor pic.twitter.com/JXaF3xsLMt
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
O Barcelona esteve claramente em destaque: as três melhores do mundo são ‘culés’.
Women’s Ballon d’Or! A @FCBfemeni business! 💙❤️#ballondor @UWCL @weuro2025 pic.twitter.com/DolFfvBbRr
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
Rúben Dias, o melhor jogador português
Na corrida ao galardão, agora coorganizado pela revista France Football e pela UEFA, estavam dois portugueses, Rúben Dias e Vitinha, sendo que o defesa do Manchester City ficou na 23.ª posição e o médio do Paris Saint-Germain foi 27.º.
Segundo a divulgação por parte da organização conjunta entre a revista France Football e a UEFA, o médio Vitinha, de 24 anos, superou Mats Hummels e Artem Dovbyk, ambos da Roma e no 29.º lugar, e o ex-Benfica Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen), que ficou em 28.º.
Já entre o central Rúben Dias, de 27 anos, e o jogador do PSG ficou Declan Rice (Arsenal), no 26.º posto, Cole Palmer (Chelsea), em 25.º, e William Saliba (Arsenal), em 24.º, ao passo que Antonio Rüdiger (Real Madrid) foi o 22.º, Bukayo Saka (Arsenal) o 21.º e Hakan Çalhanoglu (Inter Milão) o 20.º.
The 2024 Ballon d’Or full ranking! ✨#ballondor pic.twitter.com/eQgfogUI8y
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
João Neves é o 6.º melhor sub-21
No Théâtre du Châtelet, em Paris, o companheiro de Vitinha no PSG João Neves concorreu ao Prémio Kopa, que distingue o melhor jogador com menos de 21 anos, pelo desempenho no Benfica em 2023/24.
O jovem português ficou atrás do espanhol Lamine Yamal, que, aos 17 anos, se tornou no mais jovem vencedor do galardão, isto meses após a conquista do Euro2024 com ‘La roja’.
Diogo Costa em 8.º lugar entre os postes
Diogo Costa, do FC Porto, integrou a lista de nomeados para o Prémio Yashin, para melhor guarda-redes. O português foi eleito o oitavo melhor guarda-redes da época 2023/24.
O argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa, repetiu a conquista.
Emi Martínez, again 🔝#UCL | #ballondor pic.twitter.com/2cj68se9jd
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) October 28, 2024
Jorge Jesus, Artur Jorge e Patão ultrapassados
Os treinadores portugueses Jorge Jesus e Artur Jorge estavam entre os nomeados da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) para melhor treinador do mundo de clubes de 2024, mas
I want to thank my Family, my President, my Club, my Players and above all Vini and Carvajal. pic.twitter.com/bdMJQmTflx
— Carlo Ancelotti (@MrAncelotti) October 28, 2024
Filipa Patão, técnica campeã nacional pelo Benfica, estava na corrida para melhor treinador de uma equipa feminina, mas o prémio foi para a britânica Emma Hayes, selecionadora do Estados Unidos que venceu o título olímpico, já depois de ter levado o Chelsea ao triunfo no campeonato inglês.
Emma Hayes our Women’s Johan Cruyff Trophy winner got a message for you! #ballondor pic.twitter.com/diaujscmaP
— Ballon d’Or (@ballondor) October 28, 2024
ZAP // Lusa