Boko Haram promete fidelidade ao Estado Islâmico

1

AK Rockefeller / Flickr

-

O líder do movimento islamista radical Boko Haram ativo na Nigéria, Abubakar Shekau, prometeu alegadamente lealdade ao movimento extremista Estado Islâmico (EI) numa gravação de áudio divulgada este domingo.

“Anunciamos a nossa fidelidade ao califa dos muçulmanos, Ibrahim ibn Awad ibn Ibrahim al-Awad al-Qurashi“, disse a voz, alegadamente a de Abubakar Shekau, na mensagem que foi emitida através de uma conta da rede social Twitter do Boko Haram, sem que tenha sido confirmada a autenticidade.

Al-Qurashi é mais conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, líder do movimento que autoproclamou um “califado” numa região que abrange partes da Síria e do Iraque.

A fotografia de Shekau não apareceu, o que difere da maioria das mensagens enviadas pelo Boko Haram, em que o líder islamita é mostrado, muitas vezes, em fotos tipo passe.

Nos últimos meses houve sinais de estreitamento de laços entre os militantes nigerianos e o EI, nomeadamente a utilização de formas similares de comunicação com o mundo exterior. O Boko Haram começou a emitir vídeos que se assemelham aos produzidos pelo EI.

O Boko Haram mantém há seis anos uma violenta campanha contra o Estado nigeriano, que já custou mais de 13.000 vidas.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.