Boeing 777 com destino a Paris deixou cair uma placa de 60 quilos

caribb / Flickr

Trem de aterragem de um Boeing 777 da Air France

Trem de aterragem de um Boeing 777 da Air France

A Boeing revelou este sábado ter pedido às companhias aéreas para efectuarem uma operação de manutenção nos seus aviões, depois de uma placa com 60 quilogramas ter caído de um Boeing 777, após a descolagem num voo de Xangai para Paris.

Uma peça metálica de 60 quilos caiu sobre o tecto de uma fábrica, sem causar feridos, pouco tempo depois de um Boeing 777 operado pela Air France ter descolado de Xangai, na passada segunda-feira, com destino a Paris.

“Temos estado a trabalhar de muito perto com os nossos clientes e a fornecer-lhes orientação em como fazer as manutenções requeridas”, indicou o porta-voz do fabricante norte-americano, Chris Villiers à agência AFP.

“Isso não afecta a integridade estrutural do trem de aterragem nem a segurança do voo”, ressalvou o mesmo responsável, indicando que a Boeing tem tratado o incidente “com extrema preocupação e urgência”.

A placa, que Chris Villiers frisou não fazer parte da estrutura de aterragem em si, é uma das partes que abre e fecha quando se abre o trem.

A Boeing emitiu um boletim de serviço à sua frota, em que faculta instruções sobre como solucionar o problema, que tem a ver com os parafusos que fixam o painel.

“Temos operado uma mudança nos aviões produzidos nas nossas fábricas”, afirmou a Boeing, em comunicado.

mais de 1.100 aviões Boeing 777 ao serviço de dezenas de companhias aéreas espalhadas por todo o mundo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os aviões são utilizados possivelmente durante muitas horas sem uma inspeção geral e certas peças expostas ás variações de temperatura, vibrações de aterragens e descolagens mais ás turbulências acabam por sofrer danos que poderão vir a causar problemas de segurança nos aviões.

  2. Em resposta ao comentário anterior, acho que não se deveria opinar sem um mínimo de conhecimento do assunto em questão. Por legislação específica e de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo fabricante, os operadores (companhias aéreas) têm que efectuar inspeções antes-de-voo, entre-voos, diárias, semanais, e inspeções mais profundas, que serão ou calendarizadas ou por número horas de funcionamento, (muitas vezes o que ocorrer primeiro). Essas inspeções variam entre inspecções do tipo A até D). Em ambos os casos o grau de profundidas das inspecções aumenta conforme o tipo (inspecção antes de voo é só uma verificação e preparação para o voo enquanto uma “diária” já implica trabalhos mais profundos), isto para além das substituições de peças por limite de potencial, mesmo que a mesma esteja em estado funcional. Todas os procedimentos são auditados interna e externamente, e ainda sujeitos a inspecções aleatórias por parte das autoridades aeronáuticas dos países do registo da bandeira e/ou pelos país onde operam.
    Ainda assim há falhas, como é o caso, em que os parafusos cederem, tendo ainda que se investigar se por falha destes ou por falha de procedimento, por exemplo por aperto excessivo.
    A aviação é dos negócios mais regulados e escrutinados e por esse facto dos mais seguros.
    O comentário anterior pode sugerir falta rigor no cumprimentos dos preceitos de manutenção e tendo em conta que está referido o nome do operador pode até considerar-se lesivo bom nome deste último, daí que devesse haver um pouco mais de cuidado. (ressalvo que nada tenho a ver com a Air France)

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …