Bob Geldof reúne nova Band Aid, agora contra o Ébola

Alfred Weidinger / Wikimedia

Bob Geldof no Belvedere, Vienna, Áustria

Bob Geldof no Belvedere, Vienna, Áustria

O músico e ativista irlandês Bob Geldof quer celebrar os 30 anos do projeto humanitário Band Aid com uma nova gravação de um tema de natal, cujas receitas reverterão para a luta contra o vírus Ébola.

Bob Geldof anunciou esta segunda-feira que o tema “Do they know it’s Christmas?“, gravado em 1984 por vários artistas sob a designação Band Aid, vai ter uma nova versão, que contará com a participação de nomes como Bono, Chris Martin, One Direction, Foals, Ed Sheeran, Sinead O’Connor e Emeli Sande.

A nova versão do tema de natal será gravada este sábado e poderá ser comprada a partir da próxima segunda-feira em versão digital.

As verbas têm como destino a África Ocidental, que luta contra a propagação do vírus Ébola.

Numa conferência de imprensa em Londres, ‘sir’ Bob Geldof lançou um apelo para que as pessoas comprem a música, como um donativo para travar a evolução do Ébola, uma doença que torna as pessoas “intocáveis”.

Não interessa se odeiam ou não gostam da canção, têm que comprar. Não façam ‘download, não vejam no Youtube. É o grande gesto de natal”, diz o ativista.

Bob Geldof e Midge Ure compuseram “Do they know it’s Christmas” em 1984 para uma ação humanitária contra a fome na Etiópia, depois de terem visto uma reportagem na BBC sobre aquele flagelo.

1Squelle / Wikimedia

Concerto Live Aid no JFK Stadium, Philadelphia, Estados Unidos, 1985

Concerto Live Aid no JFK Stadium, Philadelphia, Estados Unidos, 1985

Na altura, na gravação do tema participaram Bono, Sting, David Bowie, George Michael, Paul McCartney, Duran Duran e Spandau Ballett, entre outros. Foram vendidas mais de 3,5 milhões de cópias, que renderam 11,5 milhões de euros.

O êxito do tema levou Bob Geldof e Midge Ure a organizarem no ano seguinte, em 1985, o espetáculo “Live Aid”, que aconteceu em simultâneo em Londres e em Filadélfia (EUA), e que contou com atuações dos Queen, Madonna, Elton John, U2 ou Eric Clapton.

Desde 1984, os dois ativistas organizaram outras gravações daquele tema de natal, nomeadamente em 1989 e em 2004.

A epidemia de Ébola que atinge, desde março, sobretudo a Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria, embora haja registo de casos no Mali, Senegal, Nigéria, Espanha e Estados Unidos, afetou mais de 13.000 pessoas, das quais mais de 4.900 morreram, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …