Bob Geldof reúne nova Band Aid, agora contra o Ébola

Alfred Weidinger / Wikimedia

Bob Geldof no Belvedere, Vienna, Áustria

Bob Geldof no Belvedere, Vienna, Áustria

O músico e ativista irlandês Bob Geldof quer celebrar os 30 anos do projeto humanitário Band Aid com uma nova gravação de um tema de natal, cujas receitas reverterão para a luta contra o vírus Ébola.

Bob Geldof anunciou esta segunda-feira que o tema “Do they know it’s Christmas?“, gravado em 1984 por vários artistas sob a designação Band Aid, vai ter uma nova versão, que contará com a participação de nomes como Bono, Chris Martin, One Direction, Foals, Ed Sheeran, Sinead O’Connor e Emeli Sande.

A nova versão do tema de natal será gravada este sábado e poderá ser comprada a partir da próxima segunda-feira em versão digital.

As verbas têm como destino a África Ocidental, que luta contra a propagação do vírus Ébola.

Numa conferência de imprensa em Londres, ‘sir’ Bob Geldof lançou um apelo para que as pessoas comprem a música, como um donativo para travar a evolução do Ébola, uma doença que torna as pessoas “intocáveis”.

Não interessa se odeiam ou não gostam da canção, têm que comprar. Não façam ‘download, não vejam no Youtube. É o grande gesto de natal”, diz o ativista.

Bob Geldof e Midge Ure compuseram “Do they know it’s Christmas” em 1984 para uma ação humanitária contra a fome na Etiópia, depois de terem visto uma reportagem na BBC sobre aquele flagelo.

1Squelle / Wikimedia

Concerto Live Aid no JFK Stadium, Philadelphia, Estados Unidos, 1985

Concerto Live Aid no JFK Stadium, Philadelphia, Estados Unidos, 1985

Na altura, na gravação do tema participaram Bono, Sting, David Bowie, George Michael, Paul McCartney, Duran Duran e Spandau Ballett, entre outros. Foram vendidas mais de 3,5 milhões de cópias, que renderam 11,5 milhões de euros.

O êxito do tema levou Bob Geldof e Midge Ure a organizarem no ano seguinte, em 1985, o espetáculo “Live Aid”, que aconteceu em simultâneo em Londres e em Filadélfia (EUA), e que contou com atuações dos Queen, Madonna, Elton John, U2 ou Eric Clapton.

Desde 1984, os dois ativistas organizaram outras gravações daquele tema de natal, nomeadamente em 1989 e em 2004.

A epidemia de Ébola que atinge, desde março, sobretudo a Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria, embora haja registo de casos no Mali, Senegal, Nigéria, Espanha e Estados Unidos, afetou mais de 13.000 pessoas, das quais mais de 4.900 morreram, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …