Boavista vs Benfica | Águia autoritária vence no Bessa

Erdem Sahin / EPA

O Benfica foi ao Estádio do Bessa somar três pontos, onde na época passada perdeu outros tantos.

Os “encarnados” venceram o Boavista por 2-0, numa partida em que dominaram de princípio ao fim em praticamente todos os aspectos do jogo, em especial na segunda parte, fase em que encostaram os da casa à sua grande área nos primeiros minutos após o descanso.

Aliada ao controlo do jogo esteve a competência na frente de ataque, com oito remates enquadrados em 17.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo animado no Bessa, com o Benfica a tentar definir o seu jogo e pegar nas rédeas da partida, perante uma formação axadrezada no contra-golpe. Nos primeiros dez minutos, as “águias” registavam 62% de posse de bola e já cinco remates, mas só um enquadrado. O único disparo do Boavista foi às malhas laterais, na melhor ocasião até ao momento, por Falcone.
  • As duas equipas conseguiram estancar os principais méritos ofensivos uma da outra, com o Benfica a conseguir apenas mais um disparo até aos 20 minutos e o Boavista sem registar mais nenhum. Porém, a tendência do jogo mantinha-se, com os lisboetas a mandar no jogo e os portuenses na expectativa.
  • A meia-hora chegou com o jogo a perder qualidade. Futebol mastigado, pouco espaço para o Benfica penetrar na área, como provam os cinco remates feitos de fora da mesma, contra um apenas de dentro. O Boavista estava confortável a anular o único homem “encarnado” na área, Facundo Ferreyra.
  • Até que a pressão benfiquista acabaria por dar frutos. Erro defensivo dos da casa, Ferreyra roubou a bola a dois adversários e rematou de pronto, colocado, para o 1-0. Um tento que surgiu ao sétimo disparo visitante, segundo enquadrado, numa altura em que a equipa registava 66% de posse de bola.
  • Entretanto, aos 40 minutos, Salvio isolou-se, mas não conseguiu desfeitear Helton Leite, que evitou o segundo tento benfiquista. Este seria o último lance de grande perigo de um primeiro tempo em que o Benfica foi dono e senhor dos acontecimentos.
  • Vantagem merecida para o Benfica ao descanso, fruto de um único golo, apontado por um jogador que, até à altura, havia sido anulado pela defesa boavisteira.
  • Facundo Ferreyra “revoltou-se” pela falta de bola, roubou-a aos defensores contrários e rematou para golo. O argentino era o melhor em campo ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.9, um disparo, enquadrado, um passe para finalização, mas apenas oito entregas, todas certas, e 15 acções com bola.
  • Eficácia acima de tudo.
  • Entrada de rompante do Benfica no segundo tempo, com Helton a negar o golo a Salvio com uma intervenção de grande nível. Por volta da meia-hora, os “encarnados” registavam 73% de posse, três remates, dois enquadrados, enquanto os da casa fizeram o seu segundo disparo do encontro aos 56 minutos, novamente sem enquadramento com a baliza.
  • Não surpreendeu, portanto, o 2-0, aos 62 minutos, num rápido lance de contra-ataque, quando o Boavista se aprestava para pegar no jogo em busca do empate. Salvio roubou a bola a um adversário, fugiu pela direita em velocidade e centrou atrasado para Pizzi. O médio rematou de primeira, colocado, para o seu quarto golo na Liga, um tento que surgiu ao quarto remate benfiquista no segundo tempo, 12º no total… metade deles enquadrados.
  • Excelente jogo de Salvio, a criar muitos problemas pela faixa direita do Benfica. O argentino registava, nesta fase, uma assistência para golo em três passes para finalização, três dribles completos em sete tentativas e um rating de 6.4.
  • Partida completamente controlada pelo Benfica a dez minutos do final. A equipa de Rui Vitória registava 70% de posse de bola no segundo tempo, cinco remates apenas, é certo, mas três enquadrados.
  • Destaque para uma melhoria substancial na eficácia de passe por parte das “águias”, com 82% nesta fase do encontro. O Boavista mostrava-se simplesmente inofensivo e assim se manteve até final, permitindo até a estreia de João Félix na Liga NOS.

O Homem do Jogo

Segunda jornada da Liga NOS, segunda distinção de MVP para Pizzi. Após fazer um “hat-trick” ao V. Guimarães, o médio voltou a marcar, agora ao Boavista, um golo que o coloca com quatro tentos em duas partidas.

Pizzi terminou a partida do Bessa com um GoalPoint Rating de 8.1, fruto de um golo em quatro remates (dois enquadrados), quatro passes para finalização, 94 acções com bola e nove recuperações de posse. O brigantino mostra boa forma física e, acima de tudo, confiança.

Jogadores em foco

  • Facundo Ferreyra 7.0 – Muito se tem discutido sobre a qualidade do avançado argentino, mas a verdade é que esteve em muito bom plano no Bessa. Ferreyra abriu o activo, um lance de insistência individual, e terminou com dois passes para finalização, ajudando ainda na defesa, com dois desarmes.
  • Helton Leite 6.5 – O Benfica ganhou “apenas” 2-0, muito por culpa do guarda-redes do Boavista. Por duas vezes perante Salvio e uma ante Pizzi negou golos quase feitos e terminou o jogo com seis defesas, sendo o melhor dos boavisteiros.
  • Eduardo Salvio 6.5 – A exibição do argentino quase cansou quem viu o jogo. No flanco direito, Salvio criou muitos problemas à formação da casa, tendo ele próprio roubado a bola a um adversário antes de assistir Pizzi para o 2-0. O extremo registou ainda três passes para finalização, três remates (dois enquadrados) e três dribles certos em sete.
  • André Almeida 6.4 – Mais um jogo consistente do lateral-direito. Almeida não esteve muito activo no ataque, mas ganhou todos os duelos que disputou (5) e terminou com 89% de eficácia de passe.
  • Hueglo Neris 5.8 – Excelente o central do Boavista, em especial nos momentos em que os homens da casa mais precisaram de recorrer ao alívio. Foram nada menos que nove realizados pelo defesa, que ainda somou quatro intercepções.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …