“Boa noite, queques”: o outro lado da convenção da IL (e o perfil do novo líder)

3

António Pedro Santos / Lusa

Cotrim Figueiredo com Rui Rocha na convenção da Iniciativa Liberal

Rui Rocha é o novo líder da Iniciativa Liberal, numa convenção de “sonho” que chegou a apontar para a vitória de Carla Castro.

Aposta na continuidade: Rui Rocha é o novo presidente da Iniciativa Liberal, conseguindo 51,7% dos votos.

O decorrer da convenção nacional do partido, em Lisboa, até parecia apontar para uma mudança – mas Carla Castro conseguiu 44% dos votos.

Além de repetir o apelo à “transformação” do partido, o candidato apoiado por João Cotrim Figueiredo (ex-líder) disse que quer o fim do “bipartidarismo”, que “é nefasto para Portugal”.

Rui Rocha quer colocar o partido mais alto nas próximas eleições legislativas, previstas para 2026: chegar aos 15% dos votos. A Iniciativa Liberal conseguiu 4,91% dos votos há um ano.

Deputado há menos de um ano, o novo líder do partido, lembra o jornal Observador, é figura na internet há alguns anos – blogues, redes sociais, colunas de opinião.

Advogado, consultor jurídico e foi director de recursos humanos em várias empresas – a Sonae foi a última empresa onde trabalhou.

Aos 52 anos, o bracarense é um homem “acutilante”, de “pensamento rápido” e “ágil”, com capacidade de resposta e de reacção imediata, de acordo com quem o conhece. E com sentido de humor.

Fez parte da equipa de comunicação no partido mas era um desconhecido das bases do partido a nível nacional. Não achou urgente a resolução de vários problemas internos – e considera que as delegações locais devem discutir o novo funcionamento do partido.

Os “apanhados”

José Cardoso também era candidato à liderança do partido. Ficou no terceiro e último lugar com apenas 4,3% dos votos.

No seu discurso, ainda no sábado, lembrou que os outros dois candidatos tinham apresentado “zero propostas” para mudar algo no país. E lamentou: “Hoje deveríamos estar aqui com 11 ou 12 listas candidatas, tal como acontece noutros países. Não temos e devemos reflectir sobre isso”.

José Cardoso trouxe também a culinária para a convenção: “Isto é como um arroz que foi piorando ao longo dos anos, arroz queimado que estraga o cozinhado, ou arroz malandrinho que copia as ideias dos outros. Ou, ao acabar a campanha com sangue entre eles (Rui Rocha e Carla Castro), fez lembrar arroz de cabidela. Mas é tudo arroz”.

Num ambiente de diversos discursos exaltados – embora se tenha ouvido “Isto que estamos a viver hoje é um sonho” – houve quem comentasse: “Sinto que não estou zangada o suficiente para estar neste púlpito”, ou outra militante a apelar ao fim do ambiente de “claques”.

Outros momentos caricatos foram captados pelo Observador: “Somos liberais e, por mim falo, somos um bocadinho chatos”.

“Falar depois do almoço é complicado, sobretudo depois de uma feijoada”, admitiu um militante.

Uma ideia muito importante: “Eu agradeço a oportunidade que me dão de vir aqui clarificar que eu sou um apoiante incondicional do sexo para reprodução e para fins recreativos também”.

Outro, mais jovem, trouxe um novo princípio: “Há uma máxima na ciência política… Não há. Fui eu que inventei: pior que ser tótó é ser mémé”.

E outro militante recordou uma famosa entrevista do primeiro-ministro António Costa: “Boa noite, queques”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. “Boa noite, queques”: uma frase inspirada num comentário repugnante e desleal proferido pelo António Costa, para tentar desvalorizar um partido que está a crescer e que, por isso mesmo, parece que está a assustar e a agitar muitos poderes instalados, tanto mais que apresenta uma visão que é uma lufada de ar fresco na política enfadonha e bolorenta dos outros partidos.

    Por outro lado, uma frase que poderia ser aplicada aos outros partidos, é: “BOA NOITE, CORRUPTOS!”

  2. Que tristeza de liberais, mais pareceram chefes de culinária do que políticos liberais assumidos.
    Frases feitas e pouco mais,
    Quais as propostas ? 15% nas próximas legislativas, quanto às europeias nada disseram.
    Foi uma dose completa de queques com arroz.

  3. Queques com arroz?? Já experimentaram comer arroz com pataniscas de ‘rien’? est merveilleuse!! vale mais do que batatas com chouriço! Levanta-se uma pessoa para ver as notícias e fica logo com vontade de dormir outra vez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.