Costa diz que liberais são queques que guincham. São mais 4 anos, “habituem-se”

15

António Costa / Twitter

O primeiro-ministro português, António Costa.

Em entrevista à revista Visão, António Costa saiu ao ataque, disparando críticas em direção à oposição, com foco na Iniciativa Liberal, que apelidou de “queques que guincham”.

O primeiro-ministro, que cumpre o seu segundo mandato, negou estar “cansado” e lembrou a saída de três líderes políticos desde as eleições legislativas. “Cansado? Desde as eleições, quem se cansou foi um líder do PSD, um líder da Iniciativa Liberal e um líder do PCP”, retaliou.

O chefe do Governo disse, mais especificamente, que a saída do líder da Iniciativa Liberal deve-se ao facto de João Cotrim de Figueiredo “não se conseguir adaptar a este novo estilo histriónico que a Iniciativa Liberal quer ter, de guinchar um bocadinho mais alto do que o Chega”.

“Fica é ridículo porque os ‘queques’, quando tentam guinchar, ficam ridículos perante o vozeirão popular que o Ventura consegue fazer”, atirou o primeiro-ministro.

António Costa acusou a “direita democrática” de, “em vez de fazer uma barreira clara” ao Chega, se “deixar contaminar” e de ser um “aliado objetivo” do partido de André Ventura.

Entretanto, a Iniciativa Liberal já reagiu à entrevista de António Costa. Os candidatos à liderança do partido criticaram os termos usados por Costa. Carla Castro disse que são “absolutamente impróprios para um primeiro-ministro” e Rui Rocha condenou os “modos grosseiros” do líder socialista.

“Queremos oferecer propostas concretas que melhorem a vida dos portugueses, lhes devolvam a esperança e os retirem da estagnação socialista dos últimos 20 anos que nos meteu na cauda da Europa”, lê-se num comunicado divulgado por Carla Castro.

“A Iniciativa Liberal está no Parlamento para fazer uma política diferente, recusando a utilização de termos como “queques que guincham” ou outros soundbites popularuchos típicos de António Costa e absolutamente impróprios para um primeiro-ministro”, atira ainda a deputada liberal. “Faria melhor em preocupar-se com a sua própria equipa e com o estado do país”.

O clima de tensão entre António Costa e a Iniciativa Liberal não vem de agora, relembra o Expresso. Nos últimos debates, a troca de acusações tornou-se mais acesa no Parlamento, nomeadamente entre António Costa e Cotrim Figueiredo.

Vão ser quatro anos. “Habituem-se!

Ainda na entrevista à Visão, questionado sobre uma possível corrida a Belém, Costa afirmou que “é um assunto que nem vale a pena perder tempo”.

“Eu já expliquei 30 mil vezes. Nunca, jamais, em tempo algum. E não é jamé’ [pronunciação francesa de ‘jamais’], é mesmo nunca”, garantiu.

“Há uma razão fundamental que é assim: cada um tem a vocação que tem, e quem gosta de ser primeiro-ministro e tem vocação para isso dificilmente se adaptará a uma função que é muito distinta”, explicou.

Confrontado com um possível interesse numa alta função nas instituições europeias, defendeu que já tem esse cargo “por inerência”, enquanto primeiro-ministro português.

“Tenho um mandato, aqui, até outubro de 2026. Neste momento, tenho uma grande missão, que me ocupa bastante e me deixa totalmente realizado. Na minha vida, nunca andei a pensar no que ia fazer a seguir”, afirmou.

Habituem-se! Vão ser quatro anos e habituem-se a viver com a escolha dos portugueses”, atirou ainda, referindo-se à expressão popularizada no PS por António Vitorino e António José Seguro.

Costa recusou ainda “polémicas” com as remodelações forçadas e mexidas na orgânica do Governo. O primeiro-ministro resumiu as recentes polémicas com ministros e secretários de Estado a casos sem significado.

De todos, António Costa considera que o mais grave foi o do polémico despacho de Pedro Nuno Santos. “Esse é o único caso verdadeiramente grave que aconteceu” assumiu, mas realçou que já está “ultrapassado”.

Recado a Moedas

À saída da conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho Europeu desta quinta-feira, António Costa foi confrontado com a falta de diálogo e coordenação com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, na resposta às cheias que a cidade enfrentou nos últimos dias.

O líder do Governo foi questionado por uma jornalista sobre se ia ou não contactar Moedas.

“Se for necessário contactá-lo-ei, qual é o problema?“, ripostou Costa. Quando a jornalista insistiu, o primeiro-ministro atirou: “Não se preocupe com o assunto”.

Pouco depois, já à saída da conferência de imprensa, António Costa mandou um recado a Carlos Moedas. “Pergunte-lhe porque é que ele não me contactou a mim, que tive a casa inundada”.

Entretanto, Carlos Moedas já respondeu ao primeiro-ministro, esta sexta-feira. “Quanto aos telefonemas não vou criar aqui mais fricção, mais irritação. Sinto que há alguma irritação. Do meu lado estou bem”, reagiu o autarca lisboeta.

“Não vou fazer mais comentários. Aquilo que eu preciso do Governo é claro: soluções rápidas. Nós tivemos dias muito difíceis. É preciso estar ao lado da população e é aí que eu estava”, acrescentou.

Moedas não se ficou por aqui. “Eu diria ao Sr. Primeiro ministro que o trabalho foi muito. Eu fui eleito pelos lisboetas. Estarei aqui com os lisboetas e pelos lisboetas. Usando as palavras do senhor primeiro-ministro ‘tem de se habituar a isso'”, disparou o presidente da Câmara de Lisboa, citado pelo Observador.

Daniel Costa, ZAP //

15 Comments

  1. Revelou bem o nível da sua educação. Um profundo labrego, mal educado sem respeito por ninguém e com tiques ditatoriais. O que disse não é digno de um primeiro-ministro e revela total desrespeito pelo povo. Sim, porque a Iniciativa Liberal está lá pelo voto dos portugueses. Os mesmos portugueses que lhe deram a maioria. E pelos portugueses que votaram na Iniciativa Liberal não há qualquer respeito. Logo, também não temos de respeitar esta criatura. Este governo ficará para a história como o governo dos incompetentes, dos patetas e dos ladrões.

  2. Eleito com 41.37% dos Votos , A. Costa Não chega a representar a metade dos Votos expressos . Portanto en termos de “queques que guincham” , muitos que nele votaram devem fazer parte, hoje , dos “guinchadores” . Mas do alto da sua prepotência , com as cronicas aldrabices que debita , não passa “Ele” de uma chamuça queimada , Politicamente falando ! …. Vão ser 4 Anos diz este arrogante Ministro , Eu digo ….Talvez não!

  3. É uma arrogância que está em linha com o PS ser o partido de onde emergem os mais numerosos ladrões de todo o período democrático.

  4. Isto só própriio de um vigarista sem escrúpulos. Ele e os seus deputados foram eleitos pelo povo. Os deputados da Iniciativa liberal foram eleitos por quêm? Na mesma linha de pensamento está o “orelhas” presidente do Parlamento. Esta gente precisava é de ir para o campo trabalhar. Ganapos de m..da.

      • Têm-se governado muitos do governo, isso têm. E a pobreza cada vez maior e Portugal praticamente na cauda da Europa. E o Portugal cinzento de lés a lés, derretido por incêndios catastróficos. É o Portugal na penúria, conduzidos por estes incompetentes.

  5. Mais quatro anos de governação liberal pelo Governo do Sr.º Primeiro-Ministro António Costa. Em 48 anos de regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 1974, Portugal assistiu à destruição do trabalho, da sua economia, agricultura, indústria, ensino, Forças Armadas, cultura, Identidade, Tradições, e viu o país três vezes na bancarrota.

  6. Mas quem é que disse a este pansudo que ele tinha “vocação” para primeiro ministro?
    … ai ai, ao que Portugal chegou, e dizia a minha mãe no tempo do Sócrates que não podia piorar mais…

  7. Na Ucrania votaram num cómico que hoje é o presidente e que tem dado água pela barba aos russos. Aqui votaram num ilusionista para quem tudo está bem, um país a empobrecer dia a dia, com uma inflação galopante a encher os bolsos do governo por força do brutal aumento da receita do IVA e não só. E depois distribui-se 240 euros aqui e ali e siga a marcha que o povo é sereno. Só temos atrás de nós da europa democrática 3 ou 4 países em termos de progresso e desenvolvimento. E para o Marcelo CMTV também está tudo bem, desde que tire umas selfies e dê uns mergulhos em águas de cabo verde, cabo canaveral, cabo das tormentas ou outro cabo qualquer.

    • 3 ou 4 atrás de nós? Acho que já só a Roménia está atrás de nós!?
      O Kosta adora subsídios e aumentar impostos. Prefere dar o peixe a ensinar a pescar.
      É assim que ele ganha as eleições tendo em conta a subsídio-dependência que nós temos.

    • Os subsídios que o Costa dá é com o dinheiro dos portugueses… E é para comprar votos- desta feita 1 milhão de votos… Como ganhar uma maioria com migalhas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.