Afinal, uma “boa noite de sono” é o quê? Cientistas respondem

Ideia geral: cair num sono profundo e ininterrupto durante oito horas seguidas. Mas especialistas deixam outra perspetiva.

O conceito de uma boa noite de sono está muitas vezes errado. Ou, pelo menos, distorcido.

Muitos acreditam que um sono saudável significa cair num sono profundo e ininterrupto durante oito horas seguidas.

No entanto, especialistas em sono esclarecem ao The Conversation que o sono normal é composto por ciclos, com períodos de sono leve e profundo, e despertares ocasionais.

Em média, os adultos precisam de 7 a 9 horas de sono por noite – sim, essa parte é verdadeira.

Mas a maioria dos adultos passa por cinco ou seis ciclos de sono por noite, cada um com cerca de 90 minutos, e é normal ter breves despertares no final desses ciclos, mesmo que não nos lembremos deles.

A qualidade do sono, e não apenas a sua duração, é um factor fundamental para definir o nível do nosso cansaço.

Um bom sono geralmente significa adormecer cerca de 30 minutos depois de nos deitarmos, dormir sem interrupções prolongadas e acordar revigorado.

Se alguém estiver constantemente cansado ou com sonolência excessiva durante o dia, isso pode indicar problemas subjacentes, como insónias ou apneia do sono.

Os distúrbios do sono são bastante comuns: cerca de 25% dos adultos passam por insónias e as taxas de apneia do sono aumentam com a idade.

A apneia do sono, que envolve interrupções na respiração durante o sono (e não só), afeta até 40% dos adultos de meia-idade.

tratamentos eficazes para insónias e apneia. É importante procurar ajuda médica, se necessário.

O sono também pode ser afetado por fatores como: dor crónica, medicação e perturbações externas, como ruído ou responsabilidades familiares.

Para aqueles que têm dificuldade em acordar de manhã, isso pode dever-se à falta de sono, horários irregulares ou ao relógio biológico. Se esses problemas persistirem, deve consultar um especialista em sono.

Os dispositivos de monitorização do sono, embora populares, nem sempre são fiáveis para medir os estágios do sono. A melhor forma para avaliar o sono é a polissonografia, realizada em ambiente laboratorial.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.