/

BMW apresenta carro que muda de cor. Basta carregar num botão

2

A BMW apresentou, no Consumer Electronics Show (CES), a sua mais recente atração: um automóvel que muda de cor.

A empresa automóvel revelou, finalmente, o seu conceito de carro que muda de cor. O sistema foi apresentado na quarta-feira, dia 5 de janeiro, no Consumer Electronics Show (CES), o maior evento de tecnologia do mundo.

A “magia” foi demonstrada no modelo BMW iX, um automóvel totalmente elétrico da marca.

A empresa recusa-se a dar detalhes sobre como funciona o revestimento. Segundo o IFL Science, tudo o que se sabe, para já, é que é extremamente sensível à temperatura.

Por este facto, a empresa levou um carro de reserva para o CES 2022, no caso de o veículo da exposição se tornar demasiado quente ou frio.

Embora a tecnologia da mudança de cor ainda seja desconhecida, existem várias teorias. Uma delas defende que a BMW usou materiais termocrómicos e aquecedores em miniatura para mudar a temperatura abaixo do material e, assim, fazer a cor exterior do automóvel alterar.

Além de o resultado ser um efeito muito semelhante ao que se vê nas imagens, também explicaria por que motivo é tão sensível à temperatura.

Há ainda quem sugira a utilização de uma espécie de tinta E, semelhante às utilizadas em Kindles, para exibir as cores desejadas utilizando eletricidade.

Apesar de parecer magia e atrair os mais entusiastas do mundo automóvel, é pouco provável que esta tecnologia chegue ao mercado na maioria dos países.

  Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.