Bloomberg disposto a gastar mil milhões de dólares para derrotar Trump

rubenstein_ / Flickr

Michael Bloomberg

Em entrevista ao The New York Times, o bilionário e ex-presidente da Câmara de Nova Iorque Michael Bloomberg disse estar disposto a gastar mil milhões de dólares para derrotar Donald Trump nas próximas eleições presidenciais dos EUA.

O empresário disse que mesmo que não se torne candidato do Partido Democrata, o seu dinheiro será utilizado para ajudar a financiar as campanhas de outros adversários do atual Presidente norte-americano, como Bernie Sanders ou Elizabeth Warren.

Depende se o candidato precisa de ajuda. Se se saírem muito bem, precisam de menos [financiamento]. Caso contrário, precisarão de mais”, disse ao jornal.

Sobre o seu plano para as presidenciais de 2020, Bloomberg, de 77 anos, revelou que será criado uma espécie de “campanha-sombra” para as eleições gerais, que contará com centenas de organizadores em estados-chave dos Estados Unidos, bem como com uma sólida operação digital pronta para ser “herdada” pelo candidato democrata que fique depois na corrida, independentemente de quem for nomeado para o cargo.

Mil milhões é uma quantia muito grande“, observou, revelando que só no ano passado gastou 2,8 mil milhões em projetos de caridade.

Quando anunciou oficialmente a sua candidatura à Casa Branca, em meados de novembro de 2019, Bloomberg frisou que não aceitará donativos, que financiará pessoalmente a sua campanha, tal como fez nas três vezes em que venceu as eleições para mayor de Nova Iorque, tirando proveito da sua riqueza avaliada em mais de 50 mil milhões de euros.

Os média norte-americanos apontam que Bloomberg já gastou 200 milhões de dólares em publicidade e eventos políticos de apoio à sua candidatura. Em 2012, a título de exemplo, Barack Obama gastou este mesmo valor em toda a sua campanha eleitoral, segundo aponta o jornal norte-americano NYT.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …