Bloco quer taxar “borla fiscal” de 3,8 mil milhões aos bancos

Para o Bloco de Esquerda, os 3,8 mil milhões de euros de créditos fiscais que os bancos portugueses acumularam no período da troika para abaterem nos impostos a pagar nos próximos anos são “dinheiro perdido”.

Por isso mesmo, noticia o Público esta segunda-feira, os bloquistas querem aplicar uma taxa anual de 1,5% a estes créditos que constam dos balanços das instituições bancárias.

A proposta, contudo, dificilmente será apoiada pelo Governo liderado por António Costa. O Executivo socialista também tem estado a preparar um diploma sobre estes créditos, os chamados Ativos por Impostos Diferidos (AID).

Os dois diplomas vão ser discutidos em conjunto na comissão de Orçamento e Finanças, que primeiro irá promover audições sobre o tema. Para o Bloco de Esquerda, está a ser dada  “borla fiscal” de enormes proporções aos bancos e o Estado não pode desistir de reaver algum dinheiro.

“Cada país adotou uma solução para a frente”, afirmou Mariana Mortágua, a deputada bloquista responsável pela medida, em declarações ao diário, recordando que além de Portugal, outros países, como Espanha ou Itália, se deparam com o mesmo problema.

O Governo português decidiu não fazer nada sobre o stock dos direitos especiais que os bancos portugueses têm”, disse a deputada do Bloco.

Tal como explica o Público, A criação dos AID com carácter especial aconteceu sobretudo na altura da crise, quando os bancos, além de prejuízos, registaram muitas imparidades pelos créditos que não conseguiam cobrar, gerando “vales” fiscais com verbas que podem usar sem limite de prazo para abater ao IRC (que teriam de pagar ao Estado nos anos em que registassem lucros). Para Mariana Mortágua, estes créditos fazem com que “alguns bancos passem muitos, muitos anos sem pagar impostos”.

“O Millennium BCP é o banco que mais créditos tem em carteira para usar. Entre os tais direitos especiais e os normais, o BCP acumulou cerca de 2 mil milhões de euros, que vai deduzindo ao pagamento de IRC nos anos em que tem lucro”, escreve ainda o diário.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Completamente de acordo com o BE!!
    Não deixa de ser engraçado ver que os principais responsáveis pela crise (banca), são os que tem “borlas”, enquanto o povo paga a factura!

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …