Bloco quer taxar “borla fiscal” de 3,8 mil milhões aos bancos

Para o Bloco de Esquerda, os 3,8 mil milhões de euros de créditos fiscais que os bancos portugueses acumularam no período da troika para abaterem nos impostos a pagar nos próximos anos são “dinheiro perdido”.

Por isso mesmo, noticia o Público esta segunda-feira, os bloquistas querem aplicar uma taxa anual de 1,5% a estes créditos que constam dos balanços das instituições bancárias.

A proposta, contudo, dificilmente será apoiada pelo Governo liderado por António Costa. O Executivo socialista também tem estado a preparar um diploma sobre estes créditos, os chamados Ativos por Impostos Diferidos (AID).

Os dois diplomas vão ser discutidos em conjunto na comissão de Orçamento e Finanças, que primeiro irá promover audições sobre o tema. Para o Bloco de Esquerda, está a ser dada  “borla fiscal” de enormes proporções aos bancos e o Estado não pode desistir de reaver algum dinheiro.

“Cada país adotou uma solução para a frente”, afirmou Mariana Mortágua, a deputada bloquista responsável pela medida, em declarações ao diário, recordando que além de Portugal, outros países, como Espanha ou Itália, se deparam com o mesmo problema.

O Governo português decidiu não fazer nada sobre o stock dos direitos especiais que os bancos portugueses têm”, disse a deputada do Bloco.

Tal como explica o Público, A criação dos AID com carácter especial aconteceu sobretudo na altura da crise, quando os bancos, além de prejuízos, registaram muitas imparidades pelos créditos que não conseguiam cobrar, gerando “vales” fiscais com verbas que podem usar sem limite de prazo para abater ao IRC (que teriam de pagar ao Estado nos anos em que registassem lucros). Para Mariana Mortágua, estes créditos fazem com que “alguns bancos passem muitos, muitos anos sem pagar impostos”.

“O Millennium BCP é o banco que mais créditos tem em carteira para usar. Entre os tais direitos especiais e os normais, o BCP acumulou cerca de 2 mil milhões de euros, que vai deduzindo ao pagamento de IRC nos anos em que tem lucro”, escreve ainda o diário.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Completamente de acordo com o BE!!
    Não deixa de ser engraçado ver que os principais responsáveis pela crise (banca), são os que tem “borlas”, enquanto o povo paga a factura!

RESPONDER

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …