Bloco quer “dia mensal sem carros” no Porto

O Bloco de Esquerda quer proibir o trânsito automóvel num domingo por mês. A proposta vai ser levada a votação esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária.

O Bloco de Esquerda quer o “dia mensal sem carros” que consiste em proibir o trânsito automóvel, num domingo por mês, em algumas ruas da cidade do Porto. A proposta vai ser votada esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária e inclui a adesão da cidade ao dia mundial sem carros, a 22 de setembro, e a participação na Semana Europeia da Mobilidade.

Em 2018, mais de 2500 municípios aderiram à semana da mobilidade, mas o Porto não se juntou às 88 cidades que participaram no evento. Para o grupo municipal do Bloco de Esquerda, esta decisão “dificilmente se percebe”. Este anos, os bloquistas sugerem a realização de “ciclo-oficinas e outras atividades nas principais praças da cidade”, sob o mote “caminhar e pedalar em segurança”.

Para mudar, “não basta ter um pelouro do Ambiente, é preciso que as questões ambientais enformem as políticas de outros pelouros, como o urbanismo, a mobilidade, o turismo ou a proteção civil”, sublinham os bloquistas, citados pelo jornal Público.

Num inquérito publicado no verão passado, concluiu-se que o automóvel continua a ser o principal modo de transporte nas deslocações dentro da Área Metropolitana do Porto, sendo que o transporte público continua a ser utilizado apenas por quem não tem alternativa.

Custos sociais, como a sinistralidade rodoviária” e “impactos muito negativos no ambiente e na saúde pública” são alguns dos argumentos do Bloco de Esquerda, que cita ainda estudos científicos que “relacionam a emissão de gases poluentes e partículas com a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares em sectores da população do Porto”.

Apesar de terem começado a surgir alguns sinais de mudança, é preciso fazer mais. “As cidades com futuro serão apenas aquelas que desenvolvam políticas de proteção da qualidade do ar, de mitigação das alterações climáticas e da redução do ruído”, rematam.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O maior impacto ambiental é esse partido…. porcaria a mais já temos…. quanto mais leis, mais desastres… Sempre ouvi dizer que uma vaca faz muita merd@… imagino se forem duzentas!!!!!!!!!! Será que querem impor um regime “democrático” à Kim Jong Un?!!!!!!! Esses ditos “bichos automóveis”, parecem ser realmente raríssimos pelas estradas desse país…..!!!!

RESPONDER

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …