Bloco quer “dia mensal sem carros” no Porto

O Bloco de Esquerda quer proibir o trânsito automóvel num domingo por mês. A proposta vai ser levada a votação esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária.

O Bloco de Esquerda quer o “dia mensal sem carros” que consiste em proibir o trânsito automóvel, num domingo por mês, em algumas ruas da cidade do Porto. A proposta vai ser votada esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária e inclui a adesão da cidade ao dia mundial sem carros, a 22 de setembro, e a participação na Semana Europeia da Mobilidade.

Em 2018, mais de 2500 municípios aderiram à semana da mobilidade, mas o Porto não se juntou às 88 cidades que participaram no evento. Para o grupo municipal do Bloco de Esquerda, esta decisão “dificilmente se percebe”. Este anos, os bloquistas sugerem a realização de “ciclo-oficinas e outras atividades nas principais praças da cidade”, sob o mote “caminhar e pedalar em segurança”.

Para mudar, “não basta ter um pelouro do Ambiente, é preciso que as questões ambientais enformem as políticas de outros pelouros, como o urbanismo, a mobilidade, o turismo ou a proteção civil”, sublinham os bloquistas, citados pelo jornal Público.

Num inquérito publicado no verão passado, concluiu-se que o automóvel continua a ser o principal modo de transporte nas deslocações dentro da Área Metropolitana do Porto, sendo que o transporte público continua a ser utilizado apenas por quem não tem alternativa.

Custos sociais, como a sinistralidade rodoviária” e “impactos muito negativos no ambiente e na saúde pública” são alguns dos argumentos do Bloco de Esquerda, que cita ainda estudos científicos que “relacionam a emissão de gases poluentes e partículas com a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares em sectores da população do Porto”.

Apesar de terem começado a surgir alguns sinais de mudança, é preciso fazer mais. “As cidades com futuro serão apenas aquelas que desenvolvam políticas de proteção da qualidade do ar, de mitigação das alterações climáticas e da redução do ruído”, rematam.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O maior impacto ambiental é esse partido…. porcaria a mais já temos…. quanto mais leis, mais desastres… Sempre ouvi dizer que uma vaca faz muita merd@… imagino se forem duzentas!!!!!!!!!! Será que querem impor um regime “democrático” à Kim Jong Un?!!!!!!! Esses ditos “bichos automóveis”, parecem ser realmente raríssimos pelas estradas desse país…..!!!!

RESPONDER

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

BE diz que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta" nas eleições

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …

Espírito Santo escondeu 30 milhões de euros na Suíça com 'barriga de aluguer'

O Banque Privée Espírito Santo (BPES), banco do Grupo Espírito Santo (GES) na Suíça que está em fase de liquidação, terá ocultado 30 milhões de euros das autoridades através de uma 'barriga de aluguer'. Esse dinheiro …

G7 começa hoje. Amazónia, Brexit e Irão discutidos por lideres mundiais

As divergências em relação ao Irão, ao Brexit, aos fogos na Amazónia e ao comércio mundial deverão marcar a cimeira das grandes potências industriais (G7) que se inicia hoje em Biarritz, França. O presidente de França, …

Fernando Pimenta conquista medalha de bronze nos Mundiais de canoagem

O canoísta português ficou em terceiro lugar na final de K1 1000 metros, conquistando a medalha de bronze nos mundiais de canoagem. A proeza concede-lhe apuramento direto para os Jogos Olímpicos. Fernando Pimenta entrava como favorito …

Executivo norte-americano demite-se após admitir romance com espia russa

Patrick Byrne, CEO da Overstock, anunciou esta quinta-feira o seu pedido de demissão do cargo ao admitir que teve um romance com uma russa condenada por "conspiração". A confissão do envolvimento com Maria Butina — agente …

Há cada vez mais animais abandonados (e "há gatos que se suicidam")

O número de animais abandonados continua a aumentar, segundo associações de protecção que estão preocupadas com esta tendência. A responsável de uma destas entidades alerta que "o abandono mata mesmo" e que há gatos que …