Bloco quer “dia mensal sem carros” no Porto

O Bloco de Esquerda quer proibir o trânsito automóvel num domingo por mês. A proposta vai ser levada a votação esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária.

O Bloco de Esquerda quer o “dia mensal sem carros” que consiste em proibir o trânsito automóvel, num domingo por mês, em algumas ruas da cidade do Porto. A proposta vai ser votada esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária e inclui a adesão da cidade ao dia mundial sem carros, a 22 de setembro, e a participação na Semana Europeia da Mobilidade.

Em 2018, mais de 2500 municípios aderiram à semana da mobilidade, mas o Porto não se juntou às 88 cidades que participaram no evento. Para o grupo municipal do Bloco de Esquerda, esta decisão “dificilmente se percebe”. Este anos, os bloquistas sugerem a realização de “ciclo-oficinas e outras atividades nas principais praças da cidade”, sob o mote “caminhar e pedalar em segurança”.

Para mudar, “não basta ter um pelouro do Ambiente, é preciso que as questões ambientais enformem as políticas de outros pelouros, como o urbanismo, a mobilidade, o turismo ou a proteção civil”, sublinham os bloquistas, citados pelo jornal Público.

Num inquérito publicado no verão passado, concluiu-se que o automóvel continua a ser o principal modo de transporte nas deslocações dentro da Área Metropolitana do Porto, sendo que o transporte público continua a ser utilizado apenas por quem não tem alternativa.

Custos sociais, como a sinistralidade rodoviária” e “impactos muito negativos no ambiente e na saúde pública” são alguns dos argumentos do Bloco de Esquerda, que cita ainda estudos científicos que “relacionam a emissão de gases poluentes e partículas com a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares em sectores da população do Porto”.

Apesar de terem começado a surgir alguns sinais de mudança, é preciso fazer mais. “As cidades com futuro serão apenas aquelas que desenvolvam políticas de proteção da qualidade do ar, de mitigação das alterações climáticas e da redução do ruído”, rematam.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O maior impacto ambiental é esse partido…. porcaria a mais já temos…. quanto mais leis, mais desastres… Sempre ouvi dizer que uma vaca faz muita merd@… imagino se forem duzentas!!!!!!!!!! Será que querem impor um regime “democrático” à Kim Jong Un?!!!!!!! Esses ditos “bichos automóveis”, parecem ser realmente raríssimos pelas estradas desse país…..!!!!

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …