Bloco quer “dia mensal sem carros” no Porto

1

O Bloco de Esquerda quer proibir o trânsito automóvel num domingo por mês. A proposta vai ser levada a votação esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária.

O Bloco de Esquerda quer o “dia mensal sem carros” que consiste em proibir o trânsito automóvel, num domingo por mês, em algumas ruas da cidade do Porto. A proposta vai ser votada esta quarta-feira à noite em Assembleia Municipal extraordinária e inclui a adesão da cidade ao dia mundial sem carros, a 22 de setembro, e a participação na Semana Europeia da Mobilidade.

Em 2018, mais de 2500 municípios aderiram à semana da mobilidade, mas o Porto não se juntou às 88 cidades que participaram no evento. Para o grupo municipal do Bloco de Esquerda, esta decisão “dificilmente se percebe”. Este anos, os bloquistas sugerem a realização de “ciclo-oficinas e outras atividades nas principais praças da cidade”, sob o mote “caminhar e pedalar em segurança”.

Para mudar, “não basta ter um pelouro do Ambiente, é preciso que as questões ambientais enformem as políticas de outros pelouros, como o urbanismo, a mobilidade, o turismo ou a proteção civil”, sublinham os bloquistas, citados pelo jornal Público.

Num inquérito publicado no verão passado, concluiu-se que o automóvel continua a ser o principal modo de transporte nas deslocações dentro da Área Metropolitana do Porto, sendo que o transporte público continua a ser utilizado apenas por quem não tem alternativa.

Custos sociais, como a sinistralidade rodoviária” e “impactos muito negativos no ambiente e na saúde pública” são alguns dos argumentos do Bloco de Esquerda, que cita ainda estudos científicos que “relacionam a emissão de gases poluentes e partículas com a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares em sectores da população do Porto”.

Apesar de terem começado a surgir alguns sinais de mudança, é preciso fazer mais. “As cidades com futuro serão apenas aquelas que desenvolvam políticas de proteção da qualidade do ar, de mitigação das alterações climáticas e da redução do ruído”, rematam.

ZAP //

1 Comment

  1. O maior impacto ambiental é esse partido…. porcaria a mais já temos…. quanto mais leis, mais desastres… Sempre ouvi dizer que uma vaca faz muita merd@… imagino se forem duzentas!!!!!!!!!! Será que querem impor um regime “democrático” à Kim Jong Un?!!!!!!! Esses ditos “bichos automóveis”, parecem ser realmente raríssimos pelas estradas desse país…..!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.