Bloco quer administração da RTP nomeada pela Assembleia da República

Mário Cruz / Lusa

O Bloco de Esquerda fez várias propostas à revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão. Do lado dos trabalhadores da RTP, a proposta foi arrasada.

O Governo colocou em consulta pública, até ao fim de maio, a revisão do contrato de concessão do serviço público de rádio e televisão, que prevê, por exemplo, o fim das touradas na RTP (e que já foi contestado pelo CDS).

Segundo o jornal Público, embora encontre “matérias convergentes” no projeto, como o fim da transmissão das touradas, a criação dos canais infanto-juvenil e do conhecimento e o fim da publicidade em todos os canais exceto a RTP1, o Bloco de Esquerda também fez algumas propostas.

Entre estas medidas estão, por exemplo, extinguir o Conselho Geral Independente (CGI) e dar poder à Assembleia da República e ao Conselho de Opinião para escolherem o conselho de administração da estação pública.

Os bloquistas sugerem ainda que haja uma fusão entre os canais Internacional e África numa RTP Mundo e que se mantenha a RTP1 financiada pela contribuição para o audiovisual (CAV), sendo que todos os outros canais e atividades seriam suportados por uma indemnização paga pelo Orçamento do Estado.

Trabalhadores da RTP arrasam proposta

De acordo com o Diário de Notícias, os trabalhadores da RTP estão a fazer duras críticas à proposta de revisão do contrato de concessão, um documento elaborado pelo secretário de Estado do Audiovisual, Nuno Artur Silva.

“Mal preparada”, “mal fundamentada”, “sentença de morte anunciada” e que tem “questões de natureza conceptual que roçam a incompetência” são alguns dos exemplos.

Num comunicado conjunto assinado pela Comissão de Trabalhadores, Federação dos Engenheiros e os sindicatos afetos à atividade da RTP, a que o DN teve acesso, afirma-se que a proposta “representa um encargo extra de mais de 16 milhões de euros anuais”, “tendo como contrapartida zero em novo financiamento”.

Os trabalhadores destacam que o secretário de Estado “fez confusão de conceitos elementares”, como “entre publicidade institucional e promoção institucional”, o que, no final de contas, dá “um quadro cheio de números que temos de considerar manipulados”.

Entre as várias críticas, os trabalhadores também dizem que “a proibição total de publicidade ameaça tornar insustentáveis a RTP Madeira e RTP Açores” e que a proposta “abre a porta ao exercício esquizofrénico de encaixar a RTP Memória e o [novo] Canal Infantil/Juvenil na mesma frequência”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é só teatro, comédia e demagogia !!!
    Era o só falta dar sugestões sobre alguma coisa, quando se trata de um partido menor e irrelevante no actual contexto nacional com apenas 500.000 de eleitores no total de aproximadamente 9.5 milhões de eleitores. Vocês agora devem fazer coligações com a direita porque não oferecem qualquer confiança e palavra porque já têm provas dadas.

RESPONDER

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …

Fatura da luz vai aumentar já no próximo mês

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento nos preços da luz para as cerca de 954 mil famílias que são abastecidas no mercado regulado. A revisão entra em vigor a 1 de julho …