/

Bispo da igreja anglicana assumiu publicamente homossexualidade

LRSN

Nicholas Chamberlain, bispo de Grantham

Nicholas Chamberlain, bispo de Grantham

O bispo britânico Nicholas Chamberlain tornou-se no primeiro clérigo da Igreja Anglicana em Inglaterra a anunciar publicamente a sua homossexualidade.

Em entrevista publicada no diário inglês The Guardian, Nicholas Chamberlain, bispo de Grantham, no centro de Inglaterra, afirmou que mantinha uma relação de vários anos com um homem, depois de outra publicação ter dito que iria divulgar um artigo sobre a sua vida privada.

“Não foi uma decisão minha fazer alarido deste anúncio”, disse, acrescentando que obedece às regras da igreja anglicana que estipulam que os clérigos homossexuais devem ser celibatários.

O bispo disse que a igreja sabia da sua homossexualidade quando assumiu este título e funções, no ano passado.

Afirmou ainda que as pessoas sabem que é gay, mas que esse facto não costuma ser a primeira coisa que diz a alguém.

A sexualidade é parte de quem sou, mas é no meu sacerdócio que me quero concentrar“, afirmou.

O arcebispo da Cantuária Justin Welby, líder da igreja anglicana, disse que a homossexualidade do bispo de Grantham era “completamente irrelevante”.

“A sua escolha teve por base as suas competência e vocação para servir a igreja na diocese de Lincoln”, afirmou Welby.

Um porta-voz da Igreja de Inglaterra – a casa mãe da igreja anglicana a nível mundial – disse que teria sido injusto não nomear Chamberlain bispo com base na sua sexualidade.

A Igreja de Inglaterra abandonou em 2013 a sua oposição a que clérigos homossexuais em uniões de facto pudessem tornar-se bispos, ainda que muitos fiéis da igreja anglicana em todo o mundo – cerca de 80 milhões – fossem contra.

A Igreja Anglicana do Uganda declarou em 2014 que considerava separar-se da casa mãe inglesa, se este pressionasse o país em relação à sua opressiva legislação anti-homossexualidade.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.