Bisonte atacou menina de 9 anos no Parque Yellowstone. Turistas estavam a acariciar o animal

“A vida selvagem é selvagem.” Este é o alerta que as autoridades do Parque Nacional Yellowstone, nos EUA, deixam aos milhões de turistas que visitam o espaço todos os anos, depois de um bisonte ter atacado uma menina de 9 anos.

O animal atirou a criança ao ar, lançando-se sobre ela numa altura em que vários turistas se encontravam nas imediações, incluindo a família da menina.

A criança ainda tentou fugir do animal, mas o bisonte, que pode atingir 900 quilos, conseguiu apanhá-la, atirando-a ao ar. Ela foi assistida no hospital, mas já teve alta, sem ferimentos graves.

O episódio leva as autoridades do Parque Yellowstone a deixarem um alerta aos visitantes. “A vida selvagem é selvagem”, afiançam numa nota no site oficial do Parque, onde recomendam que se mantenha uma distância de “23 metros de todos os grandes animais – bisontes, alces, carneiros, veados e coiotes”, e uma distância de 91 metros de ursos e lobos.

“Quando um animal está perto de um trilho, de uma calçada, de um estacionamento ou de uma área desenvolvida, dê-lhe espaço“, notam também. “Se for necessário, dê a volta e vá pelo outro lado para evitar interagir com um animal selvagem em estreita proximidade”, aconselham.

Quanto ao episódio com a menina de 9 anos, “está a ser investigado”, refere a entidade que gere o Parque.

A NBC News apurou que a menina estava a visitar Yellowstone com um grupo de cerca de 60 pessoas que se encontravam muito perto do bisonte como mostram as imagens gravadas por Hailey Dayton, uma turista de 18 anos que estava no Parque com a família.

“Eu e o meu irmão estávamos a olhar para as fontes termais e vimos um monte de pessoas a correr pelo caminho até à ponte. Vimos através das árvores algumas pessoas a acariciarem o bisonte, super perto”, relata Hailey Dayton na NBC News.

Não se sabe o que motivou a carga do animal contra as pessoas, mas Hailey Dayton acredita que ele ficou “agitado com todas as pessoas e o barulho“.

O Parque Yellowstone recebe milhões de visitantes todos os anos que têm a oportunidade de verem de perto centenas de espécies de animais que vivem lá. Entre estes estão cerca de 4500 bisontes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …