Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra que este não é muito melhor do que o plástico tradicional.

De acordo com um novo artigo publicado na Environment International em junho deste ano, os bioplásticos são, na verdade, tão tóxicos como outros plásticos tradicionais.

Lisa Zimmermann, autora principal do estudo, garante que os “plásticos de base biológica e biodegradável não são mais seguros do que outros plásticos”. A professora destaca que estes plásticos produzidos à base de celulose e amido continham na sua maioria produtos químicos.

Os bioplásticos analisados desencadearam reações tóxicas mais fortes em condições de laboratório. “Três em cada quatro desses produtos plásticos contêm substâncias que sabemos serem perigosas em condições de laboratório, considerando o mesmo perigo que o plástico convencional”, referiu Martin Wagner, professor do Departamento de Biologia da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

A equipa de investigação liderou a maior pesquisa até hoje sobre produtos químicos em bioplásticos e plásticos feitos de materiais vegetais. Os especialistas examinaram as substâncias tóxicas neste tipo de plástico e concluíram que as substâncias podem ser diretamente tóxicas para as células em laboratório ou podem agir como hormonas que, por sua vez, podem perturbar o equilíbrio do corpo humano.

O estudo incluiu 43 produtos plásticos diferentes, incluindo talheres descartáveis, papel de embalagens de de chocolate, garrafas e rolhas de vinho. Neste sentido, Wagner diz que “80% dos produtos continham mais de 1000 produtos químicos diferentes. Alguns deles chegavam a ter 20 000 produtos químicos”.

Segundo o estudo, mesmo os produtos aparentemente semelhantes têm a sua própria composição química que pode ser diferente. Um saco plástico feito de bio-polietileno pode conter substâncias completamente diferentes de uma rolha de vinho feita do mesmo material. Por isso “fazer declarações gerais sobre certos materiais torna-se quase impossível”, explica Wagner.

O estudo indica que ainda não se sabe nada sobre as alternativas aos bioplásticos e aos plásticos pois há muitos fatores que entram em questão, e estes ainda não foram analisados, diz a Phys.

Até ao momento, as consequências que estes plásticos têm para o meio ambiente e para a saúde das pessoas ainda são incertas. Contudo, a equipa garante que as substâncias do plástico são transferíveis para os humanos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …

"Eu não quero dizer adeus." Mosteiro torna-se símbolo da tensão em Nagorno-Karabakh

O mosteiro de Dadivank, na vila de Karvachar, está a tornar-se um símbolo da tensão que existe entre arménios e azeris na disputa por Nagorno-Karabakh. O mosteiro de Dadivank foi fundado no I Século por um …

ARS do Norte atribui origem do surto de legionella às torres da Longa Vida

Desde que as torres da fábrica Longa Vida, em Matosinhos, foram suspensas, verificou-se uma "diminuição acentuada de casos de legionella". A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte atribuiu a origem do surto de legionella na …

Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que lê a mente dos soldados

A tecnologia ao serviço da Defesa dos Estados Unidos da América. O Exército norte-americano está a investir em pesquisas neurocientíficas, numa tentativa de descodificar o significado por trás de diferentes sinais cerebrais. O Exército dos Estados …

Jerónimo de Sousa reeleito secretário-geral do PCP

Este sábado à noite, o novo Comité Central comunista escolheu Jerónimo de Sousa para continuar enquanto secretário-geral. João Ferreira, candidato presidencial do partido, entra para a Comissão Política do Comité Central. Jerónimo de Sousa foi eleito …

Popularidade de Marcelo e Costa aumenta (e o principal rosto da oposição é Rui Rio)

Rui Rio é apontado como principal figura da oposição na sondagem TSF/JN. O primeiro-ministro, o Governo, a oposição e o Presidente da República sobem a nota. De acordo com o barómetro de novembro da Aximage para …

Morreu David Prowse, o Darth Vader de "Star Wars"

Conhecido por interpretar Darth Vader na saga Star Wars – Guerra das Estrelas, o ator David Prowse morreu este sábado aos 85 anos. Morreu David Prowse, o ator atrás da máscara de Darth Vader na trilogia …

PJ detém hacker que atacou tribunal eleitoral brasileiro

Este sábado, a Polícia Judiciária (PJ) deteve um hacker português, de 19 anos, suspeito de ter feito ataques ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil registados este mês durante a primeira volta das eleições autárquicas. …

Caso Novo Banco não é inconstitucional, mas é um "número de circo", avisa jurista

Para Rogério Fernandes Ferreira, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, anular a transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não é inconstitucional, mas gerará responsabilidade civil. A anulação da transferência de 476 milhões …

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …