Bióloga portuguesa ganha prémio europeu de conservação da natureza

milenematos.com

Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, nas Cataratas do Niagara

Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, nas Cataratas do Niagara

A bióloga da Universidade de Aveiro (UA) Milene Matos conquistou hoje o prémio europeu de conservação da Natureza, atribuído pela Federação Europarc, em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer.

Intitulado “Alfred Toepfer Natural Heritage Scholarships“, o prémio tem por objectivo galardoar jovens conservacionistas com provas dadas na área da conservação da natureza, em particular nas áreas protegidas da Europa.

Segundo a Universidade de Aveiro, é a primeira vez que o prémio é atribuído a um conservacionista português pela Europarc, uma das mais importantes instituições europeias no que toca à gestão e conservação da natureza e que representa 365 membros entre departamentos governamentais, Organizações Não Governamentais e áreas protegidas de toda a Europa.

“Receber este prémio significa o reconhecimento pelo duro trabalho na área da conservação e um voto de esperança”, congratulou-se Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, após saber o resultado.

Milene Matos tem de 29 anos e nasceu no Luxemburgo, residindo actualmente em Aveiro. Tem trabalhado em diversas áreas protegidas portuguesas, com especial incidência na Mata do Buçaco e região Centro, onde a conservação da biodiversidade foi o principal enfoque do seu doutoramento.

Conta também com um vasto currículo na área da comunicação de ciência e educação ambiental, tendo já apresentado trabalhos em mais de 50 encontros científicos nacionais e internacionais e publicado diversos livros e artigos de divulgação de ciência.

“O galardão premeia o trabalho de todos os portugueses que diariamente lutam por um mundo melhor, uma árvore de cada vez, e mostra que podemos ousar sonhar e conquistar, que temos qualidade. Estou muito orgulhosa por poder representar o trabalho do meu país numa área tão delicada e difícil, a da conservação da natureza”, disse a jovem bióloga.

O prémio financia trabalhos de investigação em áreas protegidas europeias, em países que não o de residência do candidato. Neste caso, Milene Matos irá trabalhar em Espanha, no Parque Regional del Sureste, num tema que concilia a conservação com a ética, no contexto particular do controlo de espécies exóticas invasoras.

O prémio será entregue a 1 de Outubro, em Killarney (Irlanda) durante a conferência anual Europarc.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não esquecemos que defender a Natureza e proteje-la é também defender a vida de todos os seres vivos, por isso sejam realistas e tenham cuidado com o sobre-exploramento ou exploração sem pensar na vida do planeta que nos pode levar á extinsão por enquanto o proximo planeta a ser habitavel daqui a alguns milhares de anos talvez seja Venus porque é um planeta em formação e se é como eu penso talvez a vida tenha vindo de Marte quando este deixou a sua orbita de sustentabilidade da vida e se afastou do Sol é possivel que os humanos tenham vindo de lá para cá não sei não posso provar nada nem quero mas que nós somos energia isso eu não tenho duvidas etc…

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …