Bióloga portuguesa ganha prémio europeu de conservação da natureza

milenematos.com

Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, nas Cataratas do Niagara

Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, nas Cataratas do Niagara

A bióloga da Universidade de Aveiro (UA) Milene Matos conquistou hoje o prémio europeu de conservação da Natureza, atribuído pela Federação Europarc, em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer.

Intitulado “Alfred Toepfer Natural Heritage Scholarships“, o prémio tem por objectivo galardoar jovens conservacionistas com provas dadas na área da conservação da natureza, em particular nas áreas protegidas da Europa.

Segundo a Universidade de Aveiro, é a primeira vez que o prémio é atribuído a um conservacionista português pela Europarc, uma das mais importantes instituições europeias no que toca à gestão e conservação da natureza e que representa 365 membros entre departamentos governamentais, Organizações Não Governamentais e áreas protegidas de toda a Europa.

“Receber este prémio significa o reconhecimento pelo duro trabalho na área da conservação e um voto de esperança”, congratulou-se Milene Matos, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Biologia (DBio) da UA, após saber o resultado.

Milene Matos tem de 29 anos e nasceu no Luxemburgo, residindo actualmente em Aveiro. Tem trabalhado em diversas áreas protegidas portuguesas, com especial incidência na Mata do Buçaco e região Centro, onde a conservação da biodiversidade foi o principal enfoque do seu doutoramento.

Conta também com um vasto currículo na área da comunicação de ciência e educação ambiental, tendo já apresentado trabalhos em mais de 50 encontros científicos nacionais e internacionais e publicado diversos livros e artigos de divulgação de ciência.

“O galardão premeia o trabalho de todos os portugueses que diariamente lutam por um mundo melhor, uma árvore de cada vez, e mostra que podemos ousar sonhar e conquistar, que temos qualidade. Estou muito orgulhosa por poder representar o trabalho do meu país numa área tão delicada e difícil, a da conservação da natureza”, disse a jovem bióloga.

O prémio financia trabalhos de investigação em áreas protegidas europeias, em países que não o de residência do candidato. Neste caso, Milene Matos irá trabalhar em Espanha, no Parque Regional del Sureste, num tema que concilia a conservação com a ética, no contexto particular do controlo de espécies exóticas invasoras.

O prémio será entregue a 1 de Outubro, em Killarney (Irlanda) durante a conferência anual Europarc.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não esquecemos que defender a Natureza e proteje-la é também defender a vida de todos os seres vivos, por isso sejam realistas e tenham cuidado com o sobre-exploramento ou exploração sem pensar na vida do planeta que nos pode levar á extinsão por enquanto o proximo planeta a ser habitavel daqui a alguns milhares de anos talvez seja Venus porque é um planeta em formação e se é como eu penso talvez a vida tenha vindo de Marte quando este deixou a sua orbita de sustentabilidade da vida e se afastou do Sol é possivel que os humanos tenham vindo de lá para cá não sei não posso provar nada nem quero mas que nós somos energia isso eu não tenho duvidas etc…

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …