Bill Gates pode afastar Melinda da fundação criada pelo ex-casal após um período de dois anos

Steve Jurvetson / Flickr

Bill e Melinda Gates

Medida surge três meses após a notícia do divórcio ter sido conhecida. Caso a saída de Melinda Gates se concretize, a antiga engenheira informática irá receber fundos do ex-marido — “uma quantia significativa” — para continuar os seus projetos filantrópicos, desenvolvidos no âmbito da fundação Pivotal Ventures, centrada no reforço do poder económico da população feminina.

Caso Bil e Melinda Gates não consigam ultrapassar as suas diferenças e trabalhar conjuntamente na gestão da fundação que criaram em 1994, o co-fundador da Microsoft poderá afastar a ex-mulher das suas funções atuais.

A medida foi conhecida esta quarta-feira, no âmbito de um conjunto de anúncios públicos feito por Mark Suzman, diretor executivo da fundação, relacionados com o futuro da instituição e que muitos órgãos de comunicação apelidaram de “plano de contingência”.

“Eles acordaram que caso um deles chegue à conclusão, ao fim de dois anos, que não conseguem continuar a trabalhar juntos, Melinda demitir-se-á como dos seus cargos como vice-presidente e acionista, afirma Suzman.

Na eventualidade de esta opção se concretizar, a filantropa “irá receber financiamento por parte do ex-marido que lhe permitam continuar a desenvolver o seu trabalho humanitário” fora da esfera da fundação.

Questionado sobre qual a quantia que Melinda Gates poderá receber, Suzman revelou apenas que seria uma “quantia significativa”, revela o The New York Times.

No conjunto de medidas anunciadas, também se inclui uma nova injeção de 15 mil milhões de dólares, que se junta a um reforço anterior de 50 mil milhões feito logo após a notícia do divórcio do casal de milionários ter sido anunciado.

Nessa ocasião, Bill e Melida Gates sublinharam o papel desenvolvido pela fundação e afirmaram continuar a acreditar na missão que os levou a criar a fundação em 1994. “Os novos recursos e a evolução da gestão da fundação vão manter esta missão ambiciosa e trabalho vital durante muitos anos”, disse Bill Gates.

Após o anúncio do fim do casamento (que durou 27 anos), muitas dúvidas surgiram sobre qual seria a relação do ex-casal e qual o impacto da separação na gestão dos projetos comuns. Nos dias que se seguiram, dois mil milhões de dólares em ações foram transferidas para o nome de Melinda Gates — que dirige uma fundação própria, a Pivotal Ventures, focada no reforço do poder económico da população feminina.

Ao longo das últimas três décadas, a Bill & Melinda Gates Fundation promoveu inúmeros projetos globais centrados na saúde pública e na educação infantil, tendo doado cerca de 40 mil milhões de dólares. Entre as iniciativas mais conhecidas estão as visam erradicar a malária em África e a poliomielite no Sudoeste asiático.

O casal também se uniu aos esforços globais na luta contra a covid-19, tendo participado na estruturação da iniciativa Covax — que visa a compra e distribuição da vacinas para os países mais pobres. Só para este objetivo, disponibilizaram 833 milhões de euros.

Bill e Melinda Gates estiveram casados durante 27 anos e da união resultaram três filhos (com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos).

O divórcio dos dois filantropos significa a divisão de um património multimilionário, avaliado em 130 mil milhões de dólares (108 mil milhões de euros).

A ausência de acordo pré-nupcial obriga a negociações para a divisão da fortuna, um processo que poderá decorrer até abril de 2022, momento em que a justiça será chamada a mediar a disputa caso o antigo casal não chegue a acordo.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol, e uma revisão discutível no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …