Bill Gates: economistas não percebem nada de macroeconomia

oninnovation / Flickr

O fundador da Microsoft, Bill Gates

Numa entrevista recente, Bill Gates sublinhou que a economia é muito complexa e está sempre em mutação, pelo que é impossível prever o que vai acontece.

Em entrevista à Quartz, Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo, pede que se olhe de forma mais incisiva para os modelos económicos e não poupa críticas: “os economistas não percebem verdadeiramente de macroeconomia, e é pena”.

“Não é como na física, onde se recebem inputs que nos levam a determinadas conclusões. As taxas de juro alguma vez voltarão ao normal. Porque é não estão a voltar já? Não obteremos um consenso entre economistas da mesma maneira do que se atirássemos uma bola contra uma janela e perguntássemos a vários físicos ‘O que raio se passou aqui?'”

“Existem tantos fatores, incluindo o que o [economista John Maynard] Keynes chamou de ‘espírito animal’, na equação económica que não temos o poder da prever. Ainda hoje, as pessoas discutem o que aconteceu em 2008. Por isso, é mais difícil olhar para frente. [Veja-se] o papel das agências de rating em 2008, que ainda não foi completamente reformulado. Por que é que deveria ser? Bem, deve haver falta de consenso”, continuou.

O fundador da Microsoft admitiu que a economia é muito complexa e está sempre a mudar e dá como exemplo as taxas de juro negativas. “A ideia de taxas de juro negativas durante 10 anos ou, como agora no caso da Alemanha a 30 anos, é um terreno desconhecido para a macroeconomia. Como disse Warren Buffett, isto vai para lá do que está escrito em qualquer livro de economia – se procurarmos referências a taxas de juro negativas não encontramos.”

De acordo com a Visão, Bill Gates referiu ainda que “existe sempre o risco de haver uma recessão económica”, mas que isso não está sob o seu controlo.

“Tenho é de escolher quais os cientistas que vou financiar e se vou atrás de novos medicamentos contra a malária ou uma nova forma de matar os mosquitos. Não tenho [pistas sobre] alavancas económicas globais no escritório da minha fundação.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maria de Belém, Paulo Macedo, Adalberto Campos Fernandes. Marcelo chama seis ex-ministros a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai chamar a Belém seis ex-ministros do setor para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousavai …

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …