Bill Gates dá 500 milhões de dólares para combater epidemias em países mais pobres

Thomas Hawk / Flickr

Bill Gates, o homem mais rico do mundo

Bill Gates, o homem mais rico do mundo

O americano Bill Gates vai doar cerca de 400 milhões de euros para ajudar a combater várias epidemias nos países em desenvolvimento, com especial destaque para a malária.

O ex-presidente da Microsoft anunciou a sua decisão este domingo, durante a 63.ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, em Nova Orleães.

A Fundação Gates irá gastar ainda este ano mais de 399 milhões de euros (500 milhões de dólares) “para reduzir o fardo da malária, pneumonia, diarreia e uma série de infeções parasitárias, que são as principais causas de morte e invalidez nos países em desenvolvimento”.

O multimilionário decidiu aumentar em 30% a verba que já destinava anualmente para o combate à malária.

Lembrando a epidemia de febre hemorrágica Ébola, que matou este ano quase cinco mil pessoas na África Ocidental, o filantropo sublinhou “a necessidade de maiores esforços para lidar com doenças resistentes a medicamentos, como a malária e a dengue.”

Para Bill Gates, a erradicação da malária em meados deste século é “um objetivo que é necessário e possível”: “Nós não podemos fazê-lo em pequenos passos. A história mostra que a única maneira de parar a malária é colocar um fim definitivo“, afirmou.

A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2012, tenham ocorrido cerca de 207 milhões de casos de malária que provocaram a morte a cerca de 627 mil pessoas.

Neste momento, os media e a comunidade internacional olha com maior preocupação para o fenómeno do Ébola, uma epidemia que também preocupa Bill Gates que, em meados de setembro, anunciou um apoio de cerca de 40 milhões de euros.

A Fundação Gates, que nasceu em 2000, é uma organização filantrópica que tem por principais objetivos promover investigação sobre a SIDA e outras doenças que atingem, principalmente, os países em desenvolvimento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …