Bilionário norueguês construiu um iate para eliminar o plástico dos mares

Muitas vezes nos perguntamos porque é que a maioria das pessoas que tem muito dinheiro não investe a sua fortuna em algo que possa melhorar o mundo. Não sabemos a razão, mas é certo que se poderiam inspirar no caso de um empresário norueguês que quer deixar a sua marca para combater a poluição.

Kjell Inge Røkke decidiu construir um iate que terá a capacidade de recolher cinco toneladas de plástico dos oceanos todos os dias e, de seguida, derretê-lo.

A embarcação Research Expedition Vessel (REV) terá 181 metros, será construída pela empresa VARD e projetada por Espen Oeino, um conhecido designer de super-iates.

O empresário norueguês tem uma fortuna avaliada em 2,6 mil milhões de dólares e detém quase 67% da frota marítima e da exploração petrolífera offshore do conglomerado financeiro Aker ASA.

O bilionário também vai convidar cientistas e investigadores marinhos para subirem a bordo do REV, para poderem estudar as alterações climáticas, a pesca excessiva, a poluição plástica e extração, referiu a Rosellinis Four-10, uma subsidiária da sua empresa.

O iate, que tem um laboratório, drones aquáticos e aéreos, um auditório, dois heliportos e um veículo subaquático, terá capacidade para acomodar 60 cientistas e 40 membros de tripulação e será o maior iate do mundo.

Estará ainda equipado com um sistema de recuperação de energia, motores de velocidade média, acionamento direto de um sistema de propulsão diesel-elétrica com pacote de bateria e um sistema de limpeza de gases de escape, o que fará com que o carbono do REV seja reduzido.

O empresário, que no início da carreira trabalhou como pescador, afirma que uma das razões para desenvolver este projeto foi a vontade de devolver algo bom ao ambiente.

“Desejo devolver à sociedade parte do que ela me deu. Este barco será uma parte… o mar cobre 70% da Terra e uma boa parte não é investigada”.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      Como o próprio nome indica, bilionário é alguém que possui uma riqueza de valor superior a um bilião (de dólares, euros, coroas, ou outra moeda qualquer)

    • O ou aquele que possui um milhão de unidades monetárias ou património com esse valor, diz-se milionário; dois milhões ou superior, diz-se bilionário/multimilionário.

    • Acho que o ZAP e restantes comentadores perdem demasiado tempo a responder a patetas chico-espertos a quem ainda por cima quase sempre o tiro sai pela culatra e apanham na BILHA com o próprio comentário, que vêem para aqui discutir nhe nhe nhés se é bilhão, como se o bilião tivesse deixado de existir. Esses comentários nhe nhe nhés o ZAP devia era apaga-los logo.
      À conta de um comentário nhe nhé nhé estão aqui todos (eu inclusivamente) a discutir o bilhão do nhé nhé nhé em vez de discutir, por exemplo, o plástico nos oceanos.
      Nhé nhé nhé, nhé nhé nhé.

  1. Essa questão tem várias interpretações. Por cá penso que um bilionário é alguém que tem mais de mil milhões (normalmente de dólares). Outros países consideram um bilião = 1 milhão de milhões.

  2. Dar merito ao homem e esperar que outros o sigam?nao, é mais importante saber se é bilionario,multimilionario ou só milionario…

    Depois queixam-se que as noticias n trazem nada de bom…pudera,parece que nao é isso que dá interesse.

    Parabens ao sr rico(p nao criar mais discussao chamemos-lhe rico) e que sirva de exemplo.

  3. Bilionário é ter tanto dinheiro que não sabe aonde tem dinheiro ( trocos ) para comer uns tremoços e uma mine geladinha

  4. Talvez não seja um ser humano perfeito, na concepção psico-somática do indivíduo mas, seguramente, com o seu estatuto, faz dos seus parceiros multimilionários, pessoas anãs, pouco inteligentes, egoístas. A concretizar este projecto, ficará na história da humanidade como um herói, pelo seu contributo na defesa do planeta Terra,

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …