Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 anos no subsolo.

A CNN avança que, em 15 estados norte-americanos, biliões de cigarras vão surgir após uma temporada de 17 anos no subsolo.

Existem muitas ninhadas de cigarras periódicas que aparecem em horários rígidos em diferentes anos, sendo que a Ninhada X é uma das maiores e mais notáveis. Quando toda a ninhada emerge, os quintais parecem ondas ondulantes e o coro dos insetos entoa.

As cigarras saem, principalmente, ao anoitecer para tentar evitar predadores. Quando emergem do subsolo, trocam de pele e tentam sobreviver a este estágio vulnerável antes de se tornarem o jantar de uma série de criaturas, como formigas, pássaros, cães e gatos.

Os cientistas defendem que a chegada destes insetos é um sinal de que, apesar da poluição, das mudanças climáticas e da perda acentuada da biodiversidade, a natureza mantém-se “saudável”.

Segundo John Cooley, da Universidade de Connecticut, os Estados Unidos são o único lugar no mundo que possui cigarras periódicas que permanecem no subsolo durante 13 ou 17 anos.

Estes insetos só surgem em grande número quando a temperatura do solo atinge os 17,8 graus Celsius, um fenómeno que, nos últimos anos, tem acontecido no início do calendário por causa das mudanças climáticas. Antes de 1950, as cigarras só emergiam do subsolo no final de maio.

Apesar de haver pessoas que têm algum receio destes insetos, Cooley defende que há beleza neste ciclo de vida peculiar: “Quando as cigarras saem, é um ótimo sinal de que as florestas estão em boa forma. Tudo é como deveria ser.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda bem q são cigarras e não ciganos. Uffa. Olha o prejuízo que ia dar ao estado americano sustenta-los.

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …