/

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

1

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 anos no subsolo.

A CNN avança que, em 15 estados norte-americanos, biliões de cigarras vão surgir após uma temporada de 17 anos no subsolo.

Existem muitas ninhadas de cigarras periódicas que aparecem em horários rígidos em diferentes anos, sendo que a Ninhada X é uma das maiores e mais notáveis. Quando toda a ninhada emerge, os quintais parecem ondas ondulantes e o coro dos insetos entoa.

As cigarras saem, principalmente, ao anoitecer para tentar evitar predadores. Quando emergem do subsolo, trocam de pele e tentam sobreviver a este estágio vulnerável antes de se tornarem o jantar de uma série de criaturas, como formigas, pássaros, cães e gatos.

Os cientistas defendem que a chegada destes insetos é um sinal de que, apesar da poluição, das mudanças climáticas e da perda acentuada da biodiversidade, a natureza mantém-se “saudável”.

Segundo John Cooley, da Universidade de Connecticut, os Estados Unidos são o único lugar no mundo que possui cigarras periódicas que permanecem no subsolo durante 13 ou 17 anos.

Estes insetos só surgem em grande número quando a temperatura do solo atinge os 17,8 graus Celsius, um fenómeno que, nos últimos anos, tem acontecido no início do calendário por causa das mudanças climáticas. Antes de 1950, as cigarras só emergiam do subsolo no final de maio.

Apesar de haver pessoas que têm algum receio destes insetos, Cooley defende que há beleza neste ciclo de vida peculiar: “Quando as cigarras saem, é um ótimo sinal de que as florestas estão em boa forma. Tudo é como deveria ser.”

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.