Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 anos no subsolo.

A CNN avança que, em 15 estados norte-americanos, biliões de cigarras vão surgir após uma temporada de 17 anos no subsolo.

Existem muitas ninhadas de cigarras periódicas que aparecem em horários rígidos em diferentes anos, sendo que a Ninhada X é uma das maiores e mais notáveis. Quando toda a ninhada emerge, os quintais parecem ondas ondulantes e o coro dos insetos entoa.



As cigarras saem, principalmente, ao anoitecer para tentar evitar predadores. Quando emergem do subsolo, trocam de pele e tentam sobreviver a este estágio vulnerável antes de se tornarem o jantar de uma série de criaturas, como formigas, pássaros, cães e gatos.

Os cientistas defendem que a chegada destes insetos é um sinal de que, apesar da poluição, das mudanças climáticas e da perda acentuada da biodiversidade, a natureza mantém-se “saudável”.

Segundo John Cooley, da Universidade de Connecticut, os Estados Unidos são o único lugar no mundo que possui cigarras periódicas que permanecem no subsolo durante 13 ou 17 anos.

Estes insetos só surgem em grande número quando a temperatura do solo atinge os 17,8 graus Celsius, um fenómeno que, nos últimos anos, tem acontecido no início do calendário por causa das mudanças climáticas. Antes de 1950, as cigarras só emergiam do subsolo no final de maio.

Apesar de haver pessoas que têm algum receio destes insetos, Cooley defende que há beleza neste ciclo de vida peculiar: “Quando as cigarras saem, é um ótimo sinal de que as florestas estão em boa forma. Tudo é como deveria ser.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …