Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 anos no subsolo.

A CNN avança que, em 15 estados norte-americanos, biliões de cigarras vão surgir após uma temporada de 17 anos no subsolo.

Existem muitas ninhadas de cigarras periódicas que aparecem em horários rígidos em diferentes anos, sendo que a Ninhada X é uma das maiores e mais notáveis. Quando toda a ninhada emerge, os quintais parecem ondas ondulantes e o coro dos insetos entoa.

As cigarras saem, principalmente, ao anoitecer para tentar evitar predadores. Quando emergem do subsolo, trocam de pele e tentam sobreviver a este estágio vulnerável antes de se tornarem o jantar de uma série de criaturas, como formigas, pássaros, cães e gatos.

Os cientistas defendem que a chegada destes insetos é um sinal de que, apesar da poluição, das mudanças climáticas e da perda acentuada da biodiversidade, a natureza mantém-se “saudável”.

Segundo John Cooley, da Universidade de Connecticut, os Estados Unidos são o único lugar no mundo que possui cigarras periódicas que permanecem no subsolo durante 13 ou 17 anos.

Estes insetos só surgem em grande número quando a temperatura do solo atinge os 17,8 graus Celsius, um fenómeno que, nos últimos anos, tem acontecido no início do calendário por causa das mudanças climáticas. Antes de 1950, as cigarras só emergiam do subsolo no final de maio.

Apesar de haver pessoas que têm algum receio destes insetos, Cooley defende que há beleza neste ciclo de vida peculiar: “Quando as cigarras saem, é um ótimo sinal de que as florestas estão em boa forma. Tudo é como deveria ser.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda bem q são cigarras e não ciganos. Uffa. Olha o prejuízo que ia dar ao estado americano sustenta-los.

RESPONDER

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Partilha de publicação sobre recandidatura de Rui Moreira foi “erro de funcionária”

Autarquia portuense diz que publicação sobre recandidatura de Rui Moreira no site da Feira do Livro foi um erro já assumido por uma funcionária. Este domingo, o PSD-Porto acusou o independente Rui Moreira de “utilização de …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …