/

O Big Foot existe? E o Monstro do Loch Ness? A matemática responde

3

A estatística indica que os avistamentos do Big Foot são, provavelmente, encontros com ursos-negros. Já sobre o mítico Nessie, o mistério continua.

Há mais notícias para os crentes na existência do mítico Big Foot. Uma nova pesquisa usou a estatística para responder de uma vez por todas às perguntas sobre esta famosa criatura.

A arma para responder a estas questões? A matemática. Floe Foxon, um cientista de dados, decidiu aplicar os seus conhecimentos para resolver este mistério centenário. A conclusão? Estatisticamente falando, é “muito provável” que os avistamentos do Big Foot não passem de ursos-negros.

Foxon admite que ele próprio não acredita na existência da criatura, mas realça que “seria arrogante dizer que não há hipótese“. Assim, decidiu arregaçar as mangas e pôr as mãos à obra.

O cientista analisou os dados de avistamentos de ursos para estimar quantos seriam precisos, estatisticamente falando, para que uma quantidade suficiente fosse confundida com o famoso hominídeo bípede de três metros.

“Em média, para cada 900 ursos num determinado estado ou província, espera-se registar um ‘avistamento’ do Big Foot. A explicação mais provável é, portanto, que muitos avistamentos do Big Foot são realmente avistamentos do urso-negro, o que faz sentido porque os ursos ocasionalmente andam bipedalmente com as patas traseiras, então podem parecer-se um pouco com macacos gigantes”, explica.

E o Nessie?

O Big Foot não foi a única criatura mítica a que Foxon se dedicou — a probabilidade de o famoso Monstro do Loch Ness existir também foi estudada. E se existem ursos suficientes nos Estados Unidos e no Canadá para que a sua hipótese seja verdadeira, o mesmo não pode ser dito sobre o mítico Nessie.

Em 2019, uma pesquisa analisou o lago em busca de material genético plesiossauro e não encontrou vestígios. Também não foram detectados sinais de esturjão, peixe-gato ou tubarões da Gronelândia — animais que se acredita possam ter sido confundidos com o monstro, escreve o The Telegraph.

No entanto, a análise encontrou grandes quantidades de ADN de enguias, o que sugere que o Nessie pode ter sido uma enguia gigante. Infelizmente, os testes de ADN não dão pistas sobre o tamanho dos animais.

A análise de Foxon vem contrariar esta hipótese. Os dados revelam que a probabilidade de se encontrar uma enguia com mais de metro de comprimento no lago seria de um em 50 mil.

“Para uma enguia de seis metros, a probabilidade é practicamente zero. Por isso, apesar de haver muitas enguias no Loch, elas não são muito grandes”, realça.

Este mistério continua assim em aberto e a possibilidade de ser apenas uma lenda urbana sem qualquer fundamento é o cenário mais provável.

Foxon acredita ainda que “outras explicações naturais como efeitos das ondas, troncos e a ocasional travessia de um animal” podem ser a razão por trás da crença da população no Nessie.

“Eu gostaria de pensar que havia mais do que isso, mas provavelmente não há. É interessante imaginar, apesar de tudo”, remata.

Adriana Peixoto, ZAP //

3 Comments

  1. Este tipo podia fazer uma pesquisa semelhante sobre o avistamento de OVNIs! Não que qualquer destas pesquisas sirva de prova, mas já agora…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.