/

Biden a seis delegados da Casa Branca. Trump contesta contagem de votos em quatro estados

1

Sarah Silbiger / Bloomberg Pool by EPA

O candidato democrata Joe Biden venceu no estado norte-americano do Michigan, somando agora 264 delegados ao Colégio Eleitoral, contra os 214 conquistados pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Depois de conquistar o Michigan, o Wisconsin e o Arizona – que a agência noticiosa AP e a emissora norte-americana FOX News dizem que já venceu – Joe Biden precisa agora apenas de manter a liderança no Nevada (6 delegados) para conseguir os 270 delegados e tornar-se o 46.º presidente dos Estados Unidos.

No Nevada, o democrata lidera por uma margem curta e há ainda votos por contar.

O Wisconsin foi, depois do Arizona, o segundo estado norte-americano que Biden “roubou” a Trump, tendo em conta os resultados de 2016. O candidato democrata também arrebatou a Trump o único delegado no segundo distrito do Nebrasca.

O Presidente norte-americano, que nesta quarta-feira falou de fraude quando ainda faltavam contar milhões de boletins de votos, já iniciou, juntamente com a sua equipa jurídica, os procedimentos judiciais necessários para contestar os resultados em pelo menos quatro estados: Pensilvânia, Georgia, Carolina do Norte e Michigan.

Recorrendo à rede social Twitter, Donald Trump referiu-se a uma “enorme quantidade de boletins de voto despejados secretamente” em mesas eleitorais daqueles estados.

A publicação acabou por ser sinalizada por conter informação contestável.

Biden confiante na vitória

Joe Biden, que está também a encurtar a distância para Trump no estado da Pensilvânia, tem-se mostrado confiante na vitória nestas presidenciais.

“Estou confiante de que sairemos vitoriosos. Mas esta não será apenas uma vitória minha. Será uma vitória do povo americano”, escreveu na rede social Twitter.

Biden reunia nestas eleições, ao fim do dia desta quarta-feira, mais 70 milhões de votos, tornando-se o candidato à Casa Branca com o maior número de votos populares.

O recorde anterior pertencia ao antigo Presidente norte-americano Barack Obama, na eleição de 2008, quando recebeu 69,4 milhões de votos (e 365 votos ao Colégio Eleitoral), que lhe garantiram o lugar na Casa Branca, recorda a revista Visão.

Esta é também já a eleição presidencial norte-americana com a maior afluência do último século: aos 70 milhões de votos já contabilizados para o democrata, juntam-se os 67 milhões já ultrapassados por Donald Trump, na mesma hora.

Protestos pela contagem de votos levaram apoiantes de Trump e Biden às ruas nos Estados Unidos: por um lado, há quem fale em fraude e peça que os votos parem de ser contado; do outro lado, os manifestantes exigem que todos os votos sejam contados.

Neste momento, o favoritismo nas eleições recai para Biden, mas nada está ainda fechado e é possível que o vencedor não seja conhecido nesta sexta-feira.

Faltam contar muitos votos em estados que podem ser decisivos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.