Biden promete dizer a Putin que não o deixará violar os direitos humanos

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu este domingo dizer ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, na sua primeira cimeira, em 16 de junho, que os Estados Unidos não permitirão que a Rússia viole os direitos humanos.

“Vou encontrar-me com o Presidente Putin dentro de duas semanas, em Genebra, e vou deixar claro que não ficaremos de braços cruzados enquanto ele viola os direitos humanos”, disse Biden no discurso de véspera do “Memorial Day”, feriado nacional nos EUA para homenagear os soldados mortos em combate.

O Presidente norte-americano também recordou uma conversa telefónica, em fevereiro, com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, a quem terá dito que os Estados Unidos não podem deixar de “defender os direitos humanos em todo o mundo”.

“É isso que somos. A América é única. É uma ideia, em que todos nós, homens e mulheres, nascem iguais”, disse o Presidente dos EUA.

Joe Biden vai encontrar-se com Vladimir Putin no dia 16 de junho, em Genebra, Suíça, num momento de escalada de tensão entre as duas potências rivais, depois de o Presidente dos EUA ter mostrado firmeza perante o seu homólogo russo, a quem acusou de estar por detrás de ataques informáticos a empresas norte-americanas.

Biden já disse que voltará a punir a Rússia, “se esse país insistir em interferir” com o regime democrático norte-americano, mas também tem revelado abertura para o diálogo com o Presidente russo, garantindo que não quer desencadear “um ciclo de escalada e de conflito”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco, assente em quatro níveis. Portugal não …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …