Administração Biden envia navio de guerra para estreito de Taiwan. China avisa: “quem brinca com o fogo, queima-se”

gageskidmore / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

A Marinha dos Estados Unidos enviou na quarta-feira um contratorpedeiro para o estreito de Taiwan. Esta foi a primeira vez que um navio de guerra atravessou o canal sob a administração de Joe Biden. A ação é vista por Pequim como uma provocação que encoraja a independência de Taipé.

A questão da independência de Taiwan foi um dos primeiros grandes desafios de política externa para o Presidente dos EUA Joe Biden, que tomou posse a 20 de janeiro.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949. Contudo, a China considera Taiwan como território sob a sua soberania e opõe-se a qualquer tipo de interação oficial entre outros países e a ilha.

Assim, o envio do “destroyer” norte-americano USS John S. McCain, com porto no Japão, para o estreito de Taiwan é, para Pequim, uma provocação a favor da independência de Taipé, avança a RTP.

No entanto, o tenente Joe Keiley, porta-voz da 7.ª Frota da Marinha dos EUA, defendeu, que o contratorpedeiro estava apenas a fazer a sua rota de rotina de acordo com a lei internacional.

“A passagem do navio pelo estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto. Os militares dos Estados Unidos continuarão a voar, navegar e a operar em qualquer lugar que a lei internacional permita”, defendeu Keiley em comunicado.

A última travessia do contratorpedeiro por esta região ocorreu na véspera de Ano Novo, ainda com Donald Trump na Casa Branca, quando o “destroyer” McCain passou, juntamente com o contratorpedeiro USS Curtis Wilbur, pelo estreito de Taiwan.

Já no primeiro fim-de-semana da presidência de Joe Biden, Taiwan denunciou que 13 aviões chineses atravessaram a Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ), o maior número num único dia até este ano.

Dias depois dos 13 aviões terem sobrevoado o estreito da Formosa e de Joe Biden ter sido empossado como 46.º Presidente dos Estados Unidos, a China advertiu que a “independência de Taiwan significa guerra”.

“Às forças independentistas de Taiwan deixamos esta séria mensagem: quem brinca com o fogo queima-se e a independência de Taiwan significa guerra”, disse, na altura, o porta-voz do Ministério da Defesa da China, Wu Qian.

“O Exército de Libertação Popular tomará todas as medidas necessárias para esmagar qualquer tentativa de independência de Taiwan e defenderá firmemente a soberania e a integridade territorial da China”, acrescentou.

Durante a Administração de Donald Trump, os EUA demonstraram um forte compromisso com a defesa de Taiwan ao aprovar a venda de equipamentos militares sofisticados para Taipé.

As declarações recentes da Administração Biden sugerem que este compromisso não será esquecido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E assim começam as tropas Americanas a ser mobilizadas para conflitos, em linha com o que aconteceu nas duas admintrações Obama.

    Interessante ver que depois de um período de quatro anos em que o movimento foi inverso, “recolher das tropas”, registamos agora o avanço das mesmas.

    Cada um que tire as suas próprias elações.

RESPONDER

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …