/

Joe Biden disse que os eleitores “não são negros” se pensarem em votar em Trump. E já pediu desculpa

Jim Lo Scalzo / EPA

Joe Biden, candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, disse que quem pensar em votar em Donald Trump não pode ser qualificado como negro. Entretanto, o candidato já pediu desculpa pelo comentário.

Em entrevista ao programa de rádio The Breakfast Club, Joe Biden disse que “se têm dificuldades em decidir se votam em mim ou em Donald Trump, então não são negros”.

A declaração gerou imediatamente polémica. Ativistas e conservadores “atiraram-se” a Joe Biden por se julgar no direito de avaliar se alguém é ou não é negro a partir da sua orientação política, de acordo com o jornal norte-americano The New York Times.

O senador da Carolina do Sul Tim Scott, o único senador negro do Partido Republicano no Senado dos Estados Unidos, reagiu ao comentário no Twitter. Scott recordou que “1.3 milhões de americanos negros já votaram” no então candidato presidencial, e atual Presidente, Donald Trump em 2016.

“Esta manhã, Joe Biden disse-nos a todos [negros eleitores de Trump] que não somos negros. Poderia dizer que estou surpreendido, mas infelizmente estou habituado a que democratas deem a comunidade negra como adquirida e intimidem aqueles que não concordam”.

Uma das conselheiras de Joe Biden, Symone Sanders, disse no Twitter que as palavras foram irónicas, em tom “de brincadeira”, e que Biden estava simplesmente a querer dizer que os seus pergaminhos passados na defesa da comunidade afro-americana são incomparáveis com os de Donald Trump.

Um jornalista da CBS NEWS escreveu no Twitter que Biden terá afirmado: “Eu não deveria ter sido tão descuidado. Nunca, nunca, nunca tomei a comunidade afro-americana como garantida. Ninguém deveria votar em nenhum partido com base na sua raça, religião e formação”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.