O verdadeiro triciclo? Engenheiro inventa bicicleta com pneus triangulares

O engenheiro do canal do YouTube The Q usou os seus conhecimentos para criar uma curiosa bicicleta com rodas triangulares.

Um engenheiro e influenciador digital construiu, recentemente, uma bicicleta com rodas triangulares — o curioso design mostra a aplicação de conceitos matemáticos e o poder da inventividade, uma divertida demonstração do que é possível fazer a partir de conhecimentos científicos.

Para o feito, Sergii Gordieiev, criador do canal The Q, fabricou um par de braços de bicicleta especiais, adicionando roldanas que fazem uma espécie de esteira acima de cada roda (ou triângulo, a rigor).

Com isso, o centro das estruturas move-se linearmente, com cada esteira a ficar paralela ao chão e a permitir a deslocação dos triângulos.

Como fazer pneus triangulares?

Para entender como a bicicleta triangular funciona, a questão é puramente matemática. As estruturas não são triângulos equiláteros, mas sim triângulos de Reuleaux, também conhecidos como triângulos esféricos — eles podem ser desenhados a partir de 3 círculos sobrepostos, como é possível ver no vídeo do canal The Q.

Outra forma de atingir o formato de Reuleaux é arredondando os lados de um triângulo equilátero ao desenhar 3 arcos circulares, conectando 2 vértices do triângulo e centrando-os no terceiro.

Duas linhas paralelas que toquem um triângulo de Reuleaux sem o cruzar têm a mesma largura euclidiana entre elas — ou seja, a distância entre elas não mudará mesmo que os triângulos girem.

Com isso, estas formas geométricas curiosas conseguem manter contacto com a superfície sobre a qual rolam com a ajuda de uma esteira do mesmo tamanho. Um triângulo comum, equilátero, teria uma superfície de contacto variante, que pularia e perderia contacto com a esteira.

Na engenharia, os triângulos de Reuleaux aparecem noutros lugares, como os motores rotativos de Wankel, popularizados em veículos como o Mazda RX-7 e RX-8.

Ao assistir o vídeo onde o andar da bicicleta especial é demonstrado, é possível ver que pedalar o veículo não é a mais estável das experiências, mas ainda assim é bastante funcional. Quem sabe, no futuro, a curiosidade não renda a produção de bicicletas como esta para o público?

No seu canal, Sergii já construiu outros veículos interessantes, como uma bicicleta quadrada (mas com esteiras, como um tanque de guerra), uma que não levava câmara de ar — utilizando canos rígidos no lugar — e uma que tinha a roda traseira separada em duas, com o cómico nome de “Matemática Ciclista Normal: 0,5 x 2 = 1 roda”.

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