Bicicleta eléctrica dobrável mais compacta de sempre é europeia e cabe numa mala

 

Uma bicicleta elétrica do tamanho de uma mala e com menos de 7,5 quilos de peso promete revolucionar a forma de transporte e reduzir a poluição nas cidades europeias, anunciou esta quinta-feira a Comissão Europeia, que financiou o projeto.

Com um financiamento de 1,58 milhões de euros da Comissão Europeia (CE), o projeto Bike Intermodal desenvolveu um protótipo de bicicleta dobrável que pode ser colocada numa mala de 50 centímetros de largura por 40 de altura e 15 cm de profundidade.

O objetivo é “simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão”. Segundo a CE, as peças que compõem a bicicleta são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização.

“Com este veículo, combinamos as melhores práticas de design, produção e montagem. O uso dos materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atrativo”, disse Alessandro Belli, da Tecnologie Urbane, um dos principais parceiros do projeto e fundador da start up Bike Intermodal.

alessandrobellidotcom / LinkedIn

Alessandro Belli, CEO da Bike Intermodal

Alessandro Belli, CEO da Bike Intermodal

Atualmente são produzidas 135 milhões de bicicletas por ano, das quais apenas 2% são dobráveis, informa o comunicado da CE.

A resistência da Bike Intermodal foi reforçada através de um limite no número de peças e da utilização dos materiais mais fortes e leves, como o magnésio.

A base da bicicleta é um quadro pré-comprimido que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves e feito através de uma liga de alumínio injetado e magnésio, mas a empresa está a analisar a possibilidade de usar grafeno no futuro para fortalecer o quadro, tornando-o ainda mais leve.

“Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um quinto do espaço comparativamente com outras bicicletas dobráveis”.

O protótipo, acrescenta a CE, é agora “viável para comercialização” e a empresa está em negociação com investidores, bem como acionistas da indústria automóvel para levar o protótipo para o mercado.

Uma versão da bicicleta sem motor poderá custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300. Uma versão mais minimalista poderá custar 500€.

“A bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que precisamos de ver mais na Europa, melhorando a nossa qualidade de vida e competitividade económica”, disse Michael Jennings, porta-voz da Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn.

O novo programa-quadro de financiamento na área do desenvolvimento e inovação, Horizonte 2020, que a UE lançou no início do ano, prevê investir, ao longo dos próximos sete anos, quase 80 mil milhões de euros em projetos de pesquisa e inovação.

O Bike Intermodal é um projeto de investigação financiado pela União Europeia no âmbito do 7.º Programa Quadro (FP7) que reúne parceiros do setor privado e público, bem como vários institutos de investigação.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …