Bicicleta eléctrica dobrável mais compacta de sempre é europeia e cabe numa mala

 

Uma bicicleta elétrica do tamanho de uma mala e com menos de 7,5 quilos de peso promete revolucionar a forma de transporte e reduzir a poluição nas cidades europeias, anunciou esta quinta-feira a Comissão Europeia, que financiou o projeto.

Com um financiamento de 1,58 milhões de euros da Comissão Europeia (CE), o projeto Bike Intermodal desenvolveu um protótipo de bicicleta dobrável que pode ser colocada numa mala de 50 centímetros de largura por 40 de altura e 15 cm de profundidade.

O objetivo é “simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão”. Segundo a CE, as peças que compõem a bicicleta são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização.

“Com este veículo, combinamos as melhores práticas de design, produção e montagem. O uso dos materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atrativo”, disse Alessandro Belli, da Tecnologie Urbane, um dos principais parceiros do projeto e fundador da start up Bike Intermodal.

alessandrobellidotcom / LinkedIn

Alessandro Belli, CEO da Bike Intermodal

Alessandro Belli, CEO da Bike Intermodal

Atualmente são produzidas 135 milhões de bicicletas por ano, das quais apenas 2% são dobráveis, informa o comunicado da CE.

A resistência da Bike Intermodal foi reforçada através de um limite no número de peças e da utilização dos materiais mais fortes e leves, como o magnésio.

A base da bicicleta é um quadro pré-comprimido que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves e feito através de uma liga de alumínio injetado e magnésio, mas a empresa está a analisar a possibilidade de usar grafeno no futuro para fortalecer o quadro, tornando-o ainda mais leve.

“Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um quinto do espaço comparativamente com outras bicicletas dobráveis”.

O protótipo, acrescenta a CE, é agora “viável para comercialização” e a empresa está em negociação com investidores, bem como acionistas da indústria automóvel para levar o protótipo para o mercado.

Uma versão da bicicleta sem motor poderá custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300. Uma versão mais minimalista poderá custar 500€.

“A bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que precisamos de ver mais na Europa, melhorando a nossa qualidade de vida e competitividade económica”, disse Michael Jennings, porta-voz da Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn.

O novo programa-quadro de financiamento na área do desenvolvimento e inovação, Horizonte 2020, que a UE lançou no início do ano, prevê investir, ao longo dos próximos sete anos, quase 80 mil milhões de euros em projetos de pesquisa e inovação.

O Bike Intermodal é um projeto de investigação financiado pela União Europeia no âmbito do 7.º Programa Quadro (FP7) que reúne parceiros do setor privado e público, bem como vários institutos de investigação.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …