Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca construída no videojogo Minecraft.

Mesmo nos países mais restritivos onde as notícias são censuradas na Internet, como é o caso da China, os cidadãos podem agora ler notícias na “Biblioteca Sem Censura” no mundo virtual do Minecraft.

“Lá dentro, podemos encontrar artigos e informações sobre os jornalistas que estão a ser censurados nos seus próprios países”, disse Robert-Jan Blonk, produtor interativo sénior da produtora MediaMonks, que ajudou a construir a biblioteca, em entrevista ao Fast Company. “Partilhamos essas histórias através dos livros que vivem nessa biblioteca e as pessoas podem lê-las abertamente, porque mesmo nos países de onde esses jornalistas são, é possível jogar Minecraft”.

A enorme biblioteca digital – que contém mais de 12,5 milhões de blocos do Minecraft e que foi projetada por 24 construtores de 16 países diferentes durante mais de 250 horas – abriga artigos reais escritos por cinco jornalistas de países censurados, incluindo Rússia, México, Egito, Vietname e Arábia Saudita.

Mesmo que os censores do governo tentem invadir e excluir a biblioteca, de acordo com o Futurism, vários outros servidores noutros países estão preparados para protegê-la.

Dentro da biblioteca, há uma rotunda circular gigante com as bandeiras de países ao redor do mundo. As alas da biblioteca estão organizadas por país. Os jogadores podem “caminhar” até à ala russa, pegar num livro e ler um artigo do grani.ru, um site bloqueado na Rússia que informa sobre o governo e os protestos no país.

A jornalista Hatice Cengiz, noiva do jornalista da Arábia Saudita Jamal Khashoggi – que foi assassinado pelo governo saudita – trabalhou com os programadores para ajudar a incluir no jogo os artigos censurados do seu falecido parceiro. Também aparecem artigos de outros jornalistas: Nguyen Van Dai, exilado do Vietname, Javier Valdez, assassinado no México, Mada Masr no Egito e Yulia Berezovskaia na Rússia.

Anunciado no Dia Mundial Contra a Censura Cibernética, o objetivo do projeto não só é fornecer acesso ao jornalismo censurado, mas também consciencializar as pessoas sobre as ameaças à liberdade de imprensa em todo o mundo, bem como sobre o tratamento aos jornalistas censurados que se levantaram contra os seus governos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …