Biblioteca virtual no Minecraft dá voz a jornalistas censurados de todo o mundo

Enquanto governos de todo o mundo reprimem a liberdade jornalística e censuram a sua imprensa nacional, a Reporters Without Borders está a trabalhar para chegar ao público através de um canal improvável: uma enorme biblioteca construída no videojogo Minecraft.

Mesmo nos países mais restritivos onde as notícias são censuradas na Internet, como é o caso da China, os cidadãos podem agora ler notícias na “Biblioteca Sem Censura” no mundo virtual do Minecraft.

“Lá dentro, podemos encontrar artigos e informações sobre os jornalistas que estão a ser censurados nos seus próprios países”, disse Robert-Jan Blonk, produtor interativo sénior da produtora MediaMonks, que ajudou a construir a biblioteca, em entrevista ao Fast Company. “Partilhamos essas histórias através dos livros que vivem nessa biblioteca e as pessoas podem lê-las abertamente, porque mesmo nos países de onde esses jornalistas são, é possível jogar Minecraft”.

A enorme biblioteca digital – que contém mais de 12,5 milhões de blocos do Minecraft e que foi projetada por 24 construtores de 16 países diferentes durante mais de 250 horas – abriga artigos reais escritos por cinco jornalistas de países censurados, incluindo Rússia, México, Egito, Vietname e Arábia Saudita.

Mesmo que os censores do governo tentem invadir e excluir a biblioteca, de acordo com o Futurism, vários outros servidores noutros países estão preparados para protegê-la.

Dentro da biblioteca, há uma rotunda circular gigante com as bandeiras de países ao redor do mundo. As alas da biblioteca estão organizadas por país. Os jogadores podem “caminhar” até à ala russa, pegar num livro e ler um artigo do grani.ru, um site bloqueado na Rússia que informa sobre o governo e os protestos no país.

A jornalista Hatice Cengiz, noiva do jornalista da Arábia Saudita Jamal Khashoggi – que foi assassinado pelo governo saudita – trabalhou com os programadores para ajudar a incluir no jogo os artigos censurados do seu falecido parceiro. Também aparecem artigos de outros jornalistas: Nguyen Van Dai, exilado do Vietname, Javier Valdez, assassinado no México, Mada Masr no Egito e Yulia Berezovskaia na Rússia.

Anunciado no Dia Mundial Contra a Censura Cibernética, o objetivo do projeto não só é fornecer acesso ao jornalismo censurado, mas também consciencializar as pessoas sobre as ameaças à liberdade de imprensa em todo o mundo, bem como sobre o tratamento aos jornalistas censurados que se levantaram contra os seus governos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …