Bíblia medieval perdida há 500 anos volta à catedral no Reino Unido

(dr) Canterbury Cathedral

500 anos depois, a Bíblia Medieval regressa à Catedral

Uma rara Bíblia do século XIII, com formato de bolso, foi voltou para a coleção da biblioteca da Catedral de Canterbury, na Inglaterra, depois de estar perdida durante 500 anos.

A Bíblia medieval foi perdida durante o século XVI, quando Henrique VIII governou a Inglaterra e liderou a Reforma inglesa que dividiu a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica Romana. Na época, centenas de mosteiros foram divididos, incluindo o da Catedral de Canterbury.

Nesse período, esta bíblia medieval e a maioria dos 30 mil livros da coleção da Catedral encontravam-se espalhados ou perdidos, conta o Guardian.

No passado mês de julho, a Catedral conseguiu reaver o exemplar da Bíblia medieval, comprando-a num raro leilão de livros em Londres por 100 000 libras (130 mil euros). A compra foi financiada por fundos do National Heritage Memorial Fund e por outras pequenas doações.  

A Bíblia medieval – conhecida como a Bíblia de Lyghfield, nome de um monge a quem o livro pertenceu – foi provavelmente produzida em Paris, um dos principais centros medievais que produziam este tipo de obras.

O livro está escrito em latim num papel semelhante a um pergaminho e contém decorações extensas por toda a obra. O facto de ser em formato de bolso pode ter ajudado o livro, de 690 páginas, a permanecer intacto. Esta é a única Bíblia completa na coleção de livros medievais da Catedral de Canterbury.

“É extremamente importante ter uma cópia do núcleo do texto Cristão, que pertenceu a um dos últimos monges da comunidade monástica medieval, na nossa Catedral. A bíblia testemunha as grande mudanças da Reforma, um tempo que define aquilo que a catedral é hoje. Além disso, a obra terá um papel fundamental para contar a história a quem nos visita”, disse Cressida Williams, chefe dos arquivos da catedral.

A Bíblia de Lyghfield e os outros textos antigos da catedral constam agora do projeto da UNESCO de Registo da Memória do Mundo no Reino Unido. A catedral pretende colocar o livro para exibição ao público.

ZAP ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …

Resorts do Reino Unido criaram uma lista de "hóspedes indesejáveis" (com nomes irlandeses)

Uma rede de resorts da Grã-Bretanha tinha uma lista de "hóspedes indesejáveis" com apelidos irlandeses numa tentativa de impedir a entrada de membros da comunidade de viajantes irlandeses (Pavee). Esta notícia foi avançada por uma investigação …