Bíblia medieval perdida há 500 anos volta à catedral no Reino Unido

(dr) Canterbury Cathedral

500 anos depois, a Bíblia Medieval regressa à Catedral

Uma rara Bíblia do século XIII, com formato de bolso, foi voltou para a coleção da biblioteca da Catedral de Canterbury, na Inglaterra, depois de estar perdida durante 500 anos.

A Bíblia medieval foi perdida durante o século XVI, quando Henrique VIII governou a Inglaterra e liderou a Reforma inglesa que dividiu a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica Romana. Na época, centenas de mosteiros foram divididos, incluindo o da Catedral de Canterbury.

Nesse período, esta bíblia medieval e a maioria dos 30 mil livros da coleção da Catedral encontravam-se espalhados ou perdidos, conta o Guardian.

No passado mês de julho, a Catedral conseguiu reaver o exemplar da Bíblia medieval, comprando-a num raro leilão de livros em Londres por 100 000 libras (130 mil euros). A compra foi financiada por fundos do National Heritage Memorial Fund e por outras pequenas doações.  

A Bíblia medieval – conhecida como a Bíblia de Lyghfield, nome de um monge a quem o livro pertenceu – foi provavelmente produzida em Paris, um dos principais centros medievais que produziam este tipo de obras.

O livro está escrito em latim num papel semelhante a um pergaminho e contém decorações extensas por toda a obra. O facto de ser em formato de bolso pode ter ajudado o livro, de 690 páginas, a permanecer intacto. Esta é a única Bíblia completa na coleção de livros medievais da Catedral de Canterbury.

“É extremamente importante ter uma cópia do núcleo do texto Cristão, que pertenceu a um dos últimos monges da comunidade monástica medieval, na nossa Catedral. A bíblia testemunha as grande mudanças da Reforma, um tempo que define aquilo que a catedral é hoje. Além disso, a obra terá um papel fundamental para contar a história a quem nos visita”, disse Cressida Williams, chefe dos arquivos da catedral.

A Bíblia de Lyghfield e os outros textos antigos da catedral constam agora do projeto da UNESCO de Registo da Memória do Mundo no Reino Unido. A catedral pretende colocar o livro para exibição ao público.

PARTILHAR

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …