BES. Parlamento avança com pedido para tornar público relatório sobre atuação do BdP

José Sena Goulão / Lusa

Fernando Negrão

O presidente da comissão de inquérito ao Novo Banco, Fernando Negrão, pedirá esta segunda-feira no Parlamento que se torne público o relatório secreto da atuação do Banco de Portugal (BdP) no caso BES.

“Em princípio vai hoje [segunda-feira]”, avançou ao ECO, indicando: “Vai seguir esta tramitação: o presidente da comissão de inquérito envia para o presidente da Assembleia da República, que depois enviará para o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça”.

Este pedido surge num momento em que estão a decorrer as audições no Parlamento, sendo a primeira vez que se avançará para um levantamento urgente do segredo profissional junto do Supremo, disse Fernando Negrão.

Na semana passada, João Costa Pinto revelou que foi concluído, no relatório, que se o BdP tivesse agido de forma “enérgica e atempada” poderia ter evitado ou minimizado os problemas no GES/BES, afirmando também que o relatório deveria ser público.

“Como cidadão, acho que este relatório já devia ter sido tornado publico há muito tempo. Acabou por mistificar o relatório e acaba-se por querer ver lá o que não está. Isso não é bom seguramente, não é bom para o Banco de Portugal”, referiu.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.