Berlusconi apela ao ‘Não’ no referendo e está disponível para recandidatar-se

Downing Street / Flickr

Sílvio Berlusconi

Sílvio Berlusconi

O antigo primeiro-ministro italiano apelou para o voto no “Não” no referendo de 4 de dezembro sobre a reforma constitucional e disse estar disponível para voltar a ser candidato nas eleições gerais.

Numa entrevista ao jornal “Il Messaggero”, Silvio Berlusconi disse ter condições físicas para se apresentar como candidato de direita nas próximas eleições, depois de ter sido operado ao coração em junho passado.

“Estou em condições para entrar numa batalha decisiva para a democracia”, assegurou o líder da Forza Italia (FI), que admite no entanto ter de aguardar pelo resultado do recurso para o Tribunal de Estrasburgo da sentença de 2013, que o condenou por fraude fiscal e o impede de se candidatar a cargos públicos até 2019.

Caso Estrasburgo revogue a sentença, afirmou, “o centro-direita não precisa de procurar outros líderes”.

Sobre o referendo convocado pelo governo de Matteo Renzi para o próximo domingo, Berlusconi apela ao ‘Não’, já que considera que a reforma constitucional se tornou “inaceitável, absurda e má para a democracia”.

Berlusconi considera que a reforma, que retira capacidade legislativa ao Senado, está pensada para servir o Partido Democrata (PD, no Executivo).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.