Berlusconi apela ao ‘Não’ no referendo e está disponível para recandidatar-se

Downing Street / Flickr

Sílvio Berlusconi

Sílvio Berlusconi

O antigo primeiro-ministro italiano apelou para o voto no “Não” no referendo de 4 de dezembro sobre a reforma constitucional e disse estar disponível para voltar a ser candidato nas eleições gerais.

Numa entrevista ao jornal “Il Messaggero”, Silvio Berlusconi disse ter condições físicas para se apresentar como candidato de direita nas próximas eleições, depois de ter sido operado ao coração em junho passado.

“Estou em condições para entrar numa batalha decisiva para a democracia”, assegurou o líder da Forza Italia (FI), que admite no entanto ter de aguardar pelo resultado do recurso para o Tribunal de Estrasburgo da sentença de 2013, que o condenou por fraude fiscal e o impede de se candidatar a cargos públicos até 2019.

Caso Estrasburgo revogue a sentença, afirmou, “o centro-direita não precisa de procurar outros líderes”.

Sobre o referendo convocado pelo governo de Matteo Renzi para o próximo domingo, Berlusconi apela ao ‘Não’, já que considera que a reforma constitucional se tornou “inaceitável, absurda e má para a democracia”.

Berlusconi considera que a reforma, que retira capacidade legislativa ao Senado, está pensada para servir o Partido Democrata (PD, no Executivo).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …