Berardo recebeu 48 milhões de euros de benefícios fiscais em três anos

António Cotrim / Lusa

O universo de empresas e entidades controladas por Joe Berardo obteve ao longo dos últimos três anos benefícios fiscais superiores a 48 milhões de euros, de acordo com as estatísticas publicadas pela Autoridade Tributária (AT).

A quase totalidade deste montante respeita à Empresa Madeirense de Tabacos (EMT), uma parceria de longa data entre Berardo e Horácio Roque. A tabaqueira conseguiu, nos últimos três anos, uma soma de 48,3 milhões de euros em benefícios fiscais, dos quais 16 milhões em 2015, 19 milhões em 2016 e 13,1 milhões em 2017.

Relativamente a este ano, escreve o Expresso, a EMT beneficiou de 13 milhões pelo efeito da aplicação nas regiões autónomas de uma taxa reduzida de imposto sobre o tabaco, além de ter ganho 133 mil ao pagar uma taxa mais baixa de IRC por estar instalada na Zona Franca da Madeira.

A tabaqueira de Berardo foi o maior beneficiário de 2017 no que respeita ao imposto sobre o tabaco, cujos “descontos” globalmente atingiram nesse ano 25,9 milhões. A EMT é participada em 48,8% pela Fundação José Berardo. A Rentiglobo tem 49,8% da EMT, mas a administração é liderada por Renato Berardo, filho do comendador.

Considerando o período de 2015 a 2017, constata-se que o restante universo empresarial de Berardo tirou partido de 91 mil euros em benefícios fiscais, dos quais pouco mais de 36 mil na Fundação José Berardo, cerca de 42 mil na Bacalhôa Vinhos de Portugal e mais de 12 mil na Matiz, empresa ligada à Quinta da Bacalhôa.

Na Bacalhôa, que é um dos maiores produtores de vinho do país, houve um benefício fiscal mais significativo, se recuarmos a 2013, ano em que aquela empresa teve direito a quase 189 mil, na sua maior parte (€187 mil) um crédito fiscal extraordinário ao investimento, de acordo com o mesmo jornal.

Nas estatísticas da AT não há, ao longo dos últimos cinco anos, qualquer registo de benefícios fiscais à Metalgest, holding que agrega várias participações e empresas de Berardo. O empresário escolheu a Zona Franca como sede de várias das suas empresas. A Metalgest, no final de 2017, somava prejuízos acumulados de 218 milhões.

Em abril, a Metalgest foi um dos alvos de uma ação conjunta da Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e BCP para cobrarem a Berardo 962 milhões de euros. Apesar da situação patrimonial negativa, a Metalgest nunca constou da lista de devedores à AT nem esteve na lista de devedores da Segurança Social.

Berardo conseguiu no início de 2017 ter acesso a fundos comunitários para construir um museu em Estremoz. O empresário obteve uma comparticipação de 2,6 milhões do Feder — Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A verba foi concedida à Associação de Coleções, para pagar 85% do custo do Museu Berardo Estremoz.

Este museu será instalado no Palácio Tocha, um edifício que Berardo adquiriu há vários anos e cuja reabilitação está em fase final. O presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, disse ao Expresso que a previsão é que abra ao público em outubro, apresentando uma coleção de azulejos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Berardo é um escroque que, se não estivesse redeado por muitos escroques não sobreviveria…
    Lendo este texto, vê-se como as “ajudas ” foram muitas e de muitos lados.
    A AT, o TC e o MP andam a dormir… se fosse um zé ninguém já estava agarrado.
    Benefícios Fiscais ?!? Não é altura de acabar com isso ??

  2. Décadas da Constituição democrática, décadas de portugueses a votarem, a elegerem LIVREMENTE os governantes na República Democrática de Portugal.

RESPONDER

Caso do bebé sem rosto. Médico suspenso não viu que menina tinha duas vaginas, um rim e espinha bífida

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos suspendeu preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu, em Setúbal, com malformações graves. Entretanto, surgem novos dados sobre suspeitas atribuídas ao médico noutros …

Rede de imigração ilegal no SEF. Denúncias de corrupção eram antigas, mas ficaram na gaveta

A inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que foi detida nesta semana, por pertencer alegadamente a uma rede de imigração ilegal, já tinha sido identificada num inquérito interno desta entidade, devido às mesmas …

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …